quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Twitter critica mudanças anunciadas no sistema de buscas do Google

O Twitter, serviço de microblog, criticou as mudanças anunciadas pelo Google na terça-feira (10) sobre o novo funcionamento do seu sistema de buscas. Para a rede social de 140 caracteres, as alterações divulgadas pela gigante da internet vai desfavorecer clientes e empresas, pois tornará mais difícil a busca por notícias urgentes, as quais normalmente são bastante veiculadas no próprio Twitter.  As críticas surgiram horas depois do anúncio, o que destaque a crescente rivalidade entre as duas empresas.
“Como vimos repetidas vezes, as notícias urgentes surgem primeiro no Twitter. Como resultado, contas do Twitter e tweets são muitas vezes os resultados de busca mais relevantes. Estamos preocupados com a possibilidade de que, como resultado das mudanças no Google, encontrar essas informações fique mais difícil para todos. Cremos que as mudanças são ruins para as pessoas, editores, organizações noticiosas e usuários do Twitter”, afirmou o Twitter em comunicado.
Além do descontentamento do Twitter, o Google vem passando por investigações após ser acusado de favorecer os seus próprios serviços nos resultados das buscas feitas com a sua ferramenta. Sobre a possibilidade de recorrer às autoridades para fazer uma reclamação formal, um porta-voz do Twitter não quis se pronunciar a respeito.
Em contrapartida, o Google respondeu o site de microblog com um comentário público. “Estamos um pouco surpresos com os comentários do Twitter sobre o Search plus Your World, porque eles optaram por não renovar seu acordo conosco, no ano passado”, declarou a empresa. O acordo foi assinado em julho entre o Google e o Twitter e expirou no mês de julho.

Dell pode voltar a produzir tablets ainda em 2012

Depois do fracasso do Dell Streak, descontinuado em dezembro de 2011, executivo diz que novo tablet será mais direcionado ao usuário
Steve Felice, o executivo-chefe de finanças da Dell, garante que a empresa está de fato voltando ao mercado de produção de tablets, hoje dominado pelo Samsung GalaxyTab e pelo Apple iPad. A primeira vez que a fabricante tentou algo nesse ramo foi com o Dell Streak, cujas vendas e críticas ficaram abaixo da expectativa, levando ao seu fim em dezembro de 2011.

Segundo o executivo, que concedeu entrevista ao site CNET durante a CES 2012, a Dell hoje possui uma compreensão melhor do que quer o usuário final - uma lição que, de acordo com ele, foi aprendida com erros da própria Dell, mas também dos outros fabricantes.

"Estamos sem pressa", diz Felice. "Você nos verá entrando nesse mercado com mais força perto do final deste ano. Estamos sendo bastante cautelosos". O executivo de finanças ainda traçou um comparativo breve sobre PCs e tablets, salientando que "quando você fala em PCs, as pessoas são mais focadas no hardware em si. Já em tablets e smartphones, as pessoas estão interessadas em todo o ambiente operacional. Como nós amadurecemos neste aspecto, estamos investindo bastante tempo nesse ecossistema".

No tocante ao sistema operacional que pode ser embarcado no novo tablet - ainda sem nome - Felice mostrou uma indecisão: "Gostamos do Windows 8 e gostaríamos de desenvolver para ele, mas também queremos continuar desenvolvendo para o Android".