sábado, 17 de março de 2012

Um milhão de novos iPads


São Paulo. As vendas do novo iPad começaram ontem em dez países com as usuais filas que antecedem a chegada de aparelhos da Apple às lojas. A venda deve ter superado 1 milhão de unidades só no primeiro dia, assim estima a consultoria Piper Jaffray. Em 2010, o iPad vendeu 300 mil tablets no debute. Foram mais de 55 milhões de tablets desde então - 40 milhões apenas em 2012.

Os australianos foram os primeiros a comprar o novo iPad, por conta do fuso horário. Em Sydney, as filas tiveram quase 200 pessoas. O preço oficial do novo iPad vai de US$ 499 a US$ 829, conforme a capacidade.

O Japão foi o segundo país a iniciar as vendas. Em Tóquio, às 8h locais, 450 pessoas esperavam na porta da principal loja da Apple. Nos EUA, as filas reuniram cerca de 250 pessoas em Nova York. Elas esperaram debaixo de chuva a loja da Apple da Quina Avenida abrir.

Primeiro da fila

Após 30 horas na fila, o brasileiro Eric Ladd, 38, foi o primeiro a comprar o iPad, em Manhattan. "Os brasileiros vão ter de esperar três ou quatro meses, então serei um dos primeiros". Não há data para a chegada da mais nova versão do tablet ao País.

David Tarasenko, 34, gerente de construção que foi o primeiro comprador do iPad em uma loja da Telstra, em Sidney disse que desde que o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, havia apresentado a terceira versão do tablet, ele estava ansioso por comprá-lo. "Quando Tim Cook o anunciou, parecia tão mágico. Acho que me deixei convencer pela promoção", disse.

Em Londres, fãs esperaram até 31 horas na porta da loja da Apple em Convent Garden. "Começando a pegar fila para o novo iPad amanhã", tuitou na noite de ontem, diretamente do shopping Westfield Century City, em Los Angeles, Steve Wozniak, cofundador do Apple - ele costuma enfrentar fila para adquirir produtos da marca. Canadá, França, Alemanha, Suíça, Hong Kong, Cingapura são os outros países em que o novo iPad começou a ser vendido.

As filas não foram tão grandes como em outras estreias, por conta da pré-venda. Quem foi às compras teve o aparelho antes dos que o encomendaram. No próximo dia 23, começa a venda em mais 26 países.

Evolução progressiva
O novo iPad representa evolução progressiva do tablet Apple, com processador mais poderoso e tela e câmera melhores, tornando mais difícil para concorrentes como o Galaxy, da Samsung concorrer com ele. Não foi divulgado como um produto revolucionário, ao contrário das versões anteriores."O iPad já é um produto bastante maduro, e será difícil revolucioná-lo ainda mais", disse Dickie Chang, analista do grupo de pesquisa IDC em Hong Kong. "Para o futuro, agora com Tim Cook no comando, creio que ele terá de desenvolver um novo produto que imprima sua marca pessoal. Isso poderia acontecer na forma de um iPad menor e com duração de bateria mais longa", acrescentou.

Nokia estaria produzindo um tablet com sistema operacional Windows 8


Marko Ahtisaari, chefe da seção de design da Nokia, confirmou em entrevista à revista finlandesa Kauppalehti Optio, que a empresa está sim trabalhando no desenvolvimento de um tablet.
Segundo boatos, o aparelho contaria com o sistema operacional Windows 8  e pode ser lançado ainda em 2012.
Ahtissari, teria afirmado que o designer já estaria dedicando um terço do seu tempo, na elaboração do aparelho. A declaração só deixa mais forte a informação que foi divulgada semana passada pelo site DigiTimes, que chegou a comentar que a Nokia teria planos em lançar um tablet dual-core com Windows.
Se o boato se confirmar vai representar um fortalecimento maior na parceria entre as companhias, que já confeccionou o Windows Phone 7, no ano passado.