segunda-feira, 23 de abril de 2012

Criadora de 'Final Fantasy' quer desenvolver jogos no Brasil


Fukushima, presidente da Square Enix, quer montar escritório no Brasil (Foto: Gustavo Petró/G1)
Fukushima, fundador e presidente
da Square Enix,
quer montar escritório no Brasil


A Square Enix, produtora responsável pelas séries "Final Fantasy" e "Dragon Quest", está de olho nos desenvolvedores de games brasileiros. Descobrir talentos aqui e na América Latina são os objetivos da companhia com um concurso, o "Square Enix Latin America Game Contest 2012" , e a presença do fundador e presidente, Yasuhiro Fukushima, no Brasil, além de divulgar o concurso para estudantes, é tentar viabilizar uma filial da companhia no país.
"Nosso objetivo é identificar talento. Este é o principal ponto", afirma Fukushima em entrevista exclusiva ao G1. "O objetivo é que, no futuro, possamos desenvolver [um jogo] com o talento identificado aqui, criando games para o mercado latino-americano. São jogos produzidos aqui e focados para o público local".

O executivo afirma que, se os jogos tiverem potencial para ganhar o mundo, "seria bom", mas que o importante é fazer sucesso comercial na região.
Em viagem pelo Brasil, Chile e México, Fukushima conta que tenta escolhar um desses países para montar escritório. Ele afirma que no estudo que fez do mercado brasileiro, identificou problemas em potencial que o fez aumentar a lista de países que podem ter uma sede da Square Enix. "Os único problema do Brasil é a alta carga de impostos. Isso fez com que México e Chile entrassem em uma lista como possíveis países para ter uma filial nossa", explica. Ele, no entanto, diz que a "posição mercadológica e geográfica do Brasil na América Latina é bom para o negócio". "Seria muito bom se tivéssemos um escritório aqui", conta.
O "Square Enix Latin America Game Contest 2012" premiará o vencedor com US$ 35 mil. O jogo criado pode ter tema livre, mas deve ser feito para navegadores, smartphones e tablets. O prazo de entrega dos trabalhos deve ser feito durante todo o mês de agosto.
Jogos inéditos
Não pense que o próximo "Final Fantasy" será feito no Brasil. Fukushima, deixa claro que o foco do desenvolvimento local será para "novas propriedades intelectuais", ou seja, games inéditos e títulos para plataformas móveis, como celulares e tablets. "Não temos intenção no momento de trazer as franquias para [serem desenvolvidas] aqui". Mas, ele não descarta que, no futuro, isso pode acontecer.
O plano da empresa no país é focar na criação jogos para tablets e celulares. Mesmo sem os grandes jogos da Square Enix, Fukushima acredita no sucesso do empreendimento no Brasil. "Este é nosso ano zero. Acredito que em três anos vai existir um jogo de grande sucesso feito para o mercado brasileiro feito por uma empresa local. Em cinco anos existirão várias empresas vivendo [do resultado de vendas] de suas próprias propriedades intelectuais desenvolvidas por elas mesmas aqui. O mercado ficará forte o suficiente para comportar isso e queremos ser a maior produtora de jogos local."
'Não façam cópias'
A visita de Fukushima ao Brasil não é apenas para negócios. Neste sábado (21), ele fará uma palestra aberta ao público na PUC-SP, às 11h, para falar sobre o concurso e também dar algumas dicas de desenvolvimento de games. "Acho que os estudantes são o futuro da indústria de games do Brasil. Quero poder dar dicas para eles baseadas na minha experiência de produção de jogos."
Quando o G1 pediu uma dica, Fukushima disse: "Não façam cópias". Segundo ele, os games de sucesso são copiados desde a época do NES, na década de 1980, e que, agora, acontece com os jogos para celular. "À medida que os jogos para plataformas móveis se tornam mais complexos, eles não serão copiados facilmente e esse problema será resolvido com o tempo".
Serviço
O que é: Palestra Yasuhiro Fukushima, fundador e presidente da Square Enix;
Quando: sábado, 21 de abril, às 11h.
Onde:
 no campus Ciência e Tecnologia da PUC-SP 0 Rua Marquês de Parananguá, 111;
Quanto: 
a entrada é gratuita e aberta ao público.
 

Vídeo revela Samsung Galaxy S III antes do lançamento




Samsung Galaxy S III (Foto: Reprodução)Um site vietnamita afirma ter obtido acesso a uma unidade de teste do próximo smartphone da linha Galaxy da Samsung. O modelo, GT-i9300 com Ice Cream Sandwich, indica que o aparelho é o tão esperado Galaxy S III. Os responsáveis pelo vídeo são os mesmos que vazaram as especificações do novo iPad em março, antes do tablet chegar às lojas.
As especificações do suposto Galaxy S III obtidas por meio do aplicativo AndroidSystem Info revelam um processador quad-core de 1,4 GHz desenvolvido pela própria Samsung. O aparelho também possui 1 GB de RAM e a mesma GPU utilizada no Galaxy S II. A GPU é o componente responsável por processar gráficos e animações do sistema, logo, o desempenho em games não deverá surpreender donos de smartphones mais parrudos.


A tela de aproximadamente 4,6” possui resolução de 1280x720, resultado em uma densidade de 320 pixels por polegada; um resultado próximo ao Retina display do iPhone 4S, que possui 326 ppi. Imagens, vídeos e músicas poderão ser salvos na memória interna de 16 GB, expansível por meio de um cartão microSD. Além disso, as fotos vazadas indicam que o Galaxy S III utilizará o padrão microSIM, um chip com tamanho ligeiramente menor que os mais vendidos no Brasil.
O próximo smartphone da Samsung deverá vir com câmera de 8 MP. Rumores apontavam que a fabricante sul-coreana lançaria o Galaxy S III com um sensor capaz de tirar fotos de 12 MP. Ainda assim, é possível que haja uma limitação no software responsável por gerenciar a câmera, uma vez que este é um modelo que destes, ainda não finalizado.
Os responsáveis pelo vazamento deixam claro que o design do aparelho mostrado pode não ser o final. Fontes anônimas divulgaram que o esquema de segurança da Samsung com o novo smartphone top de linha é o maior adotado até hoje. Além disso, como operadoras e agências regulamentadoras precisam testar o aparelho antes do lançamento nas lojas, é comum fabricantes utilizarem carcaças “falsas” para esconder o verdadeiro design de seus produtos.

DiRT Showdown ganha data de lançamento e demo em maio



Codemasters anunciou hoje, dia 29 de abril, que DiRT Showdown será lançado nos Estados Unidos no dia 29 de maio – e na Europa, quatro dias antes, no dia 25 – paraPlayStation 3Xbox 360 e PC. A produtora também anunciou que uma versão demo do jogo estará disponível via PSN, Xbox Live e Steam, respectivamente, no dia 1º de maio, incluindo um evento single player e outro multiplayer.
DiRT Showdown (Foto: Divulgação)A demo será compatível com a RaceNet, novo hub online para os jogos de corrida da Codemasters. Na verdade, a empresa criou uma nova marca, a Codemasters Racing, especializada nos seus games de corrida, incluindo DiRTGridFuel e, é claro, os daFórmula 1. “A nova marca Codemasters Racing sinaliza o afiado novo foco da Codemasters sobre o gênero de corrida”, diz o release para a imprensa.
DiRT Showdown também terá uma edição especial para as três plataformas, disponível no lançamento. A Hoonigan Edition virá em uma embalagem exclusiva e com vários bônus, como dinheiro virtual para a loja interna do jogo, multiplicador de pontos de experiência para o multiplayer online, além de várias pinturas e estilos diferentes para alguns dos melhores carros do jogo, como o Ford Fiesta Gymkhana 3 e o Mitsubishi Lancer Evo X JUN.
Ainda foram divulgados um novo trailer e um novo vídeo mostrando a jogabilidade. Confira abaixo.

F1 2012: produtora divulga mais detalhes sobre o game

F1 2012 (Foto: Divulgação)

Futebol, hóquei, basquete e futebol americano possuem uma característica em comum nos games: ganham atualizações anuais, com novos times e jogadores. A produtora Codemasters está tentando manter esse ritmo, trabalhando duro para justificar a existência do F1 2012, a quarta versão da empresa para a franquia baseada naFórmula 1. A companhia divulgou detalhes sobre o desenvolvimento do título na quinta-feira (19) por meio de uma entrevista com Stephen Hood, diretor criativo.
Perguntado pelo site Eurogamer sobre se haveria novidades suficientes para justificar a edição deste ano, Hood foi enfático: “há muitas”. “F1 2010 chegou a cena e fez um grande barulho porque estamos tentando acessar o que acontece no mundo da F1 e nos bastidores das competições. Não é apenas a corrida, mas também a disputa para atualizar seu carro e coisas que podemos colocar no jogo para deixá-lo atrativo”, disse. A ideia é ir implementado novas ideias com o decorrer dos anos, segundo o diretor daCodemasters.
Como novidade no gameplay, haverá uma ênfase maior no modo singleplayer desta vez e com menos atenção aos aspectos humanos do esporte, focando mais no que interessa: as corridas. Além disso, a interface dos menus receberá um acabamento mais refinado, para passar a sensação “premium” da Fórmula 1, ficando mais próxima do estilo de jogos como a série Shift, da Electronic Arts.
Além dos designs dos carros, a empresa vai adotar as regras da temporada atual, como a regulagem na altura dos bicos (que deixaram os carros com aparência estranha), o impedimento de mais de uma manobra defensiva em ultrapassagens, a proibição do uso de escapamentos aerodinâmicos e a incorporação do sistema DRS-duplo da Mercedes, que otimiza a passagem de ar para um ganho na velocidade.
F1 2011 (Foto: Divulgação)
A dirigibilidade em F1 2012 deverá ficar entre a aderência da versão 2010 com a escorregadia direção da 2011. Segundo Stephen Hood, será mais acessível, apesar de ele “particularmente não gostar da palavra”. “As pessoas pensam que estou tentando banalizar o jogo para conseguir vender mais. Eu não me importo tanto com as vendas, não é minha prioridade número 1. Acredito que se você fizer um jogo melhor em geral, as pessoas vão naturalmente comprá-lo”, disse.
É importante entender o contexto dos jogos de corrida da categoria. Os games de Fórmula 1 se encontravam em uma espécie de limbo desde a época do PlayStation 2, quando a Sony abocanhou os direitos da categoria e lançou uma série de títulos não muito inspirados e exclusivos para seus próprios consoles. Na época, muitos fãs reclamavam que a jogabilidade era arcade demais.
Em 2009 a Codemasters enfim conseguiu a licença e passou a trabalhar na sua própria engine, lançado o primeiro da série, F1 2009, apenas no Nintendo Wii e PSP. Um ano mais tarde, agora com a experiência suficiente, a produtora apresentou o elogiado F1 2010 para PS3, Xbox 360 e PC, seguido pelo F1 2011 que consolidou a franquia como a melhor sobre a categoria desde a época de Geoff Crammond e sua série GP para computadores.

Demo de Pro Evolution Soccer 2013 chega primeiro aos PCs




Diversas plataformas atuais vão receber uma versão de Pro Evolution Soccer 2013, mas os jogadores de PC serão os primeiros a poder testar o game. A produtora Konami revelou que pretende lançar uma demonstração do jogo no início de setembro para os computadores.
Cristiano Ronaldo está em Pro Evolution Soccer 2013 (Foto: Divulgação)Além da novidade sobre a demo, a companhia revelou também os requisitos mínimos para rodar o game em sua máquina. PES 2013 requer no mínimo um processador Intel Core 2 Duo 1.8 Ghz (ou AMD equivalente), memória de 1 GB, placa de vídeo mínima Nvidia Geforce 6300 ou ATI Radeon x1200 e qualquer placa de som que suporte DirectX 9.0 ou maior.
Lembrando que o jogo é compatível com Windows XP, Vista ou Windows 7 e suporta uma resolução mínima de 800×600, mas, obviamente, com capacidade de se expandir além disso.

‘God of War: Ascension’ é oficialmente revelado



Após meses de especulações e muitas informações desencontradas, “God of War IV” finalmente é anunciado, com direito a teaser e arte da capa. A divulgação bombástica - anunciada por meio de uma imagem teaser divulgada pela Sony - foi feita pela Amazon, que revelou que o jogo se chamará “God of War: Ascension”.

Embora o trailer não dê detalhes da trama e da jogabilidade, o nome e a narração em off feita por Gaia indica que se trata de uma história que antecede os cinco jogos já lançados da série. Nele, veremos os primeiros passos do personagem, contando a história de como ele se tornou servo de Ares, antigo deus da guerra da série.
“God of War: Ascension” ainda não tem data de lançamento marcada, mas rumores afirmam que o jogo chegará às lojas em setembro.
Plataforma: _PS3_