quinta-feira, 23 de maio de 2013

Robôs humanoides dançam como 'boy band' em vídeo na internet



A empresa francesa de robótica Aldebaran colocou seus robôs para dançar. Sem precisar ensaiar, um grupo de sete androides dança conforme uma coreografia, em um vídeo publicado nesta segunda-feira (21) no YouTube, como se fossem uma “boy band”Batizado de NAO, os robôs têm altura de 58 centímetros, rodam um processador da Intel, funcionam com o sistema operacional aberto Linux e lembram as máquinas inteligentes do filme de ficção científica “Eu, robô”, estrelada por Will Smith.O filme foi baseado na obra de Isaac Asimov, que retrata um futuro apocalíptico em que, após um período de convívio pacífico, robôs quebram regras fundamentais criadas para resguardar os seres humanos.As máquinas NAO já participaram da Copa do Mundo de Futebol para robôs, mas agora chegou a hora de rebolar.“O objetivo desse trabalho é robustecer a sincronia de um grupo de robôs humanoides e demostrar isso experimentalmente em uma coreografia de oito robôs”, escreveram Patrick Bechon e Jean-Jacques Slotine, pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts.Membros do laboratório de sistemas não-lineares do instituto, eles desenvolveram o sistema de sincronia em parceria com a Aldebaran.Apesar de a música não ajudar, os robôs cumpriram a missão. Para testar se continuariam no ritmo mesmo após uma interrupção, no meio da coreografia, os pesquisadores fazem um dos dançarinos sentar.No entanto, o robô se levanta e logo entra no ritmo dos demais.O NAO é utilizado ao redor do mundo em universidades e escolas com o propósito educacionais. O intuito, no futuro, é fazer com que os androides sigam gestos humanos tão precisamente quanto se sincronizam entre si.

Estudante cria aplicativo que simula sanfona em tablet e smartphone


O universitário potiguar Gilian Pablo de Barros Teixeira, de 22 anos, criou um aplicativo para smartphones e tablets que simula uma sanfona. O "Android Accordion" é grátis, está disponível para download desde março e já foi baixado por 70 mil usuários. Sua interface é customizável e é possível ajustar as 41 teclas e os 80 baixos. A ideia surgiu depois que o estudante assistiu a um show do cantor Dorgival Dantas e ficou com vontade de aprender a tocar sanfona.
“Eu fui pesquisar o preço de uma sanfona e descobri que é muito cara. Então decidi desenvolver o aplicativo para aprender a tocar”, contou Gilian, que está no 9º período de Ciências da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele explicou que a primeira versão ficou bem “rústica” e foi aperfeiçoada com o tempo. “Eu pedia para alguns amigos testarem e apontarem sugestões do que poderia melhorar e, a partir daí, atualizava o aplicativo”.Ele explica que o público-alvo do aplicativo são pessoas que querem aprender a tocar sanfona. Hoje, Gilian tem instrumento real, mas garante que a primeira música que tocou aprendeu no tablet. “Só depois que eu aprendi a tocar um pouco no tablet eu comprei uma sanfona para mim”, disse.

Segundo ele, o México é o país que mais fez downloads do seu aplicativo. “Depois do México, vem os Estados Unidos e o Brasil”, disse.
O "Android Accordion" é o primeiro aplicativo que Gilian desenvolveu para comercializar, mas, no que depender dele, não será o último. “Eu quero trabalhar com desenvolvimento de software mobile, já fiz outros aplicativos, mas não para comercializar. Esse é um mercado muito promissor porque hoje há mais dispositivos móveis no mundo do que pessoas. E eu acho incrível essa possibilidade de criar algo lá na minha cidade, em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, e ter esse produto disponível no mundo todo a partir de um clique”.

Samsung diz que vendas do Galaxy S4 chegam a 10 milhões



A Samsung disse que as vendas da última versão de seu principal smartphone, o Galaxy S, atingiram 10 milhões de aparelhos desde o seu lançamento no final de abril, tornando o modelo seu smartphone vendido mais rapidamente.O S4, o desafio da empresa sul-coreana ao iPhone, da Apple, já está sendo vendido em 60 países, e a Samsung planeja expandir as vendas para 327 operadoras em 155 países no próximo mês, informou a maior fabricante de smartphones do mundo nesta quinta-feira (23).As sólidas vendas ocorreram mesmo após problemas de abastecimento terem ameaçado o lançamento de algumas operadoras nos Estados Unidos.Analistas esperam que as fortes vendas para a quarta versão do Galaxy, que impulsionou a Samsung para o topo do mercado de US$ 225 bilhões em smartphones desde sua estreia em 2010, vão ajudar a empresa a registrar resultados recordes no trimestre atual.Apesar das críticas divididas ao S4 por especialistas de dispositivos, a Samsung está se beneficiando com o marketing pesado, conforme tenta ganhar participação de mercado na ausência de novos modelos concorrentes da Apple.A Samsung ganhou um recorde de 33% do mercado de smartphones no primeiro trimestre, e analistas do JP Morgan esperam que seu lucro operacional supere o da Apple neste trimestre, pela primeira vez em anos.

Fifa renova contrato com estúdio de game 'Fifa Soccer' até 2022



A FIFA e o estúdio responsável pela série de games de futebol "Fifa Soccer", da Electronic Arts (EA), o EA Sports, renovaram contrato do licenciamento da marca da federação de futebol até 2022.Segundo a EA, o contrato garante exclusividade do uso da marca Fifa nos games de futebol da companhia. A empresa também adquiriu os direitos para o lançamento do jogo "Fifa World Cup", baseado na Copa do Mundo de futebol que acontecerá em 2014 no Brasil.“A EA Sports lançou o primeiro jogo de futebol 'Fifa' em 1993 e, 20 anos depois, nossa parceria com a instituição continua muito forte”, disse Andrew Wilson, vice-presidente executivo e diretor da EA Sports, em comunicado.“Nosso relacionamento com a EA Sports é de grande importância para a Fifa”, disse Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, também em comunicado. “Os jogos da franquia são componentes chave de experiência em nosso trabalho de comunicação da marca e o seu valor em todo o mundo".'Fifa 14'O game "Fifa 14" será o mais novo game da série, que terá versões para PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Vita, Wii, PC, PlayStation 2, Nintendo 3DS e PSP. A empresa não confirmou versões para Wii U, PlayStation 4 e o novo Xbox que ainda não foi anunciado. A previsão de lançamento do jogo é para o segundo semestre de 2013.Entre as novidades do jogo está o recurso chamado "Pure Shot", que permite aos jogadores ajustar com maior precisão os passes e chutes ao gol dentro do campo. Será possível até fazer chutes mais rápidos, permitindo um tiro ao gol antes de a marcação chegar, o que não ocorria nas versões anteriores. Para equilibrar o game, os goleiros estarão melhores e terão novos movimentos de mergulho para defender com eficiência.A empresa também promete que o game terá um novo sistema de física da bola e uma melhor inteligência artificial. Desse modo, os jogadores que não são controlados pelo gamer serão mais ativos nas partidas, ajudando em um contra-ataque e voltando para defender. Haverá uma marcação inteligente e a EA quer que os jogadores pensem a jogada junto com o usuário.Os jogadores não perderão mais o posicionamento em campo durante um ataque do adversário e farão mais pressão para tentar roubar a bola. No ataque, os atacantes irão procurar por espaços livres para receber a bola e dar sequência à jogada.A física dos jogadores, que permite que atletas mais pesados e altos ganhem na disputa de bola contra atletas mais baixos e magros, será mantida e aprimorada.

'Need for Speed Rivals', novo game de corrida, chega em novembro



A Electronic Arts (EA) anunciou que "Need for Speed Rivals" é a nova versão da franquia de jogos de corrida de quase 20 anos que chega no dia 19 de novembro para Xbox 360, PlayStation 3 e PC no dia 19 de novembro. As versões para  Xbox One e PlayStation 4 chegam até o final do ano, de acordo com a produtora. O jogo não será lançado para o Wii U, da Nintendo.O nome do game lembra o lançado para o portátil PSP em 2005, o "Need for Speed Undergroud Rivals".O novo jogo de corrida, desenvolvido pelo estúdio Ghost Games, que apresenta carrões de marcas famosas apresenta um mundo aberto, onde os jogadores terão liberdade para andar com os caríssimos veículos e participar de desafios. Eles também poderão encontrar outros carros para colecionar. O foco das disputas estará em perseguições entre a polícia e os corredores ilegais. O jogador terá que escolher entre um dos dois lados ao participar das missões do jogo.A Ferrari é uma das marcas que está de volta à série. Ela apareceu no pacote extra vendido por download do game "Need for Speed Shift".O game também traz de volta o "tunning", as modificações personalizadas. Com pontos recebidos a cada prova será possível comprar novas partes e melhorias para os veículos. Os carros terão 11 itens diferentes que poderão ser usados para escapar da polícia como turbo e pulso eletromagnético. Jogando como a polícia, será possível chamar o helicóptero de apoio ou pedir bloqueio nas estradas.Pela descrição do game, o sistema de jogo lembra "Need for Speed: Most Wanted", desenvolvido pelo estúdio Criterion Games, e que foi lançado em 2012. O jogo usa o motor gráfico "Frostbite 3", usada em "Battlefield 4", o que trará gráficos de última geração, principalmente para o Xbox One e para o PlayStation 4."Need for Speed Rivals" traz um sistema de partidas on-line que permite aos jogadores entrar e sair facilmente do confronto chamado "AllDrive. Assim, amigos podem aparecer no mundo virtual do game do jogador e atrapalhar ou ajudar durante as perseguições. O sistema Autolog, que mostra resultados dos amigos no título, será mantido.

Kinect do Xbox One, mais preciso, receberá versão para os PCs



A Microsoft irá lançar a versão do novo Kinect, sensor de movimentos que foi apresentado com o novo videogame da Microsoft, o Xbox One, para o PC, de acordo com reportagem do site "Shacknews".O atual Kinect, que é usado no Xbox 360, tem uma versão para PCs, que pode ser usado tanto para jogar games quanto para outras aplicações e programas.Ainda não há uma data de lançamento para o Kinect 2 para PC. A Microsoft afirma que divulgará mais informações sobre esta versão para o aparelho em breve. Uma versão para desenvolvedores de programas e jogos para PC deve ser disponibilizada nos próximos meses.O novo Kinect tem uma câmera que captura imagens em alta definição (1080p), uma nova tecnologia de microfones para a captura de voz, enxerga no escuro, captura imagens em 3D do usuário e consegue ver também o peso e o ponto de equilíbrio do jogador. Além disso, o sistema identifica rostos.Novo videogame da MicrosoftO Xbox One é o novo videogame de mesa da Microsoft, o terceiro da empresa desde o lançamento do Xbox, em 2001, e chega oito anos depois do lançamento do Xbox 360, que foi lançado em 2005. O Xbox One apresenta jogos com gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor e similares aos apresentados pelo concorrente PlayStation 4.O aparelho é uma caixa preta e é maior do que o Xbox 360, embora suas dimensões não tenham sido divulgadas oficialmente. A proposta é que ele seja uma central de entretenimento, podendo ser uma interface para a TV ao vivo - o jogador pode conectar a TV à cabo ao aparelho - internet por meio do Internet Explorer e tocador de filmes e de músicas.Por meio do Kinect, que acompanha o videogame, o jogador pode controlar por meio de comandos de voz ou de gestos todas as opções do aparelho, saindo instantaneamente de um jogo e entrando em um filme ou na TV ao vivo, por exemplo.O aparelho virá com um disco rígido de 500 GB para o armazenamento de jogos e arquivos multimídia e roda discos em Blu-ray. Não foi dito se haverá versões com espaços maiores ou menores de armazenamento.

Análise: GeForce GTX 780 é anunciada e nós já testamos


No início do ano, surgiram rumores de que a NVIDIA estava se preparando para lançar a sua nova geração de GPUs. De acordo com as notícias, o modelo que chegaria ao mercado seria a GeForce GTX 780, para dar continuidade à tradição da companhia de lançar antes as GPUs mais potentes (x80) para depois anunciar os modelos de entrada e de médio desempenho.
Entretanto, a empresa surpreendeu todos ao lançar a GeForce GTX Titan, uma placa de vídeo poderosa com DNA de supercomputador. Agora, alguns meses depois, finalmente chega ao mercado a GeForce GTX 780, a sucessora da GTX 680 lançada no ano passado. A placa de vídeo possui muitos dos recursos já introduzidos no início do ano com a GeForce GTX Titan, além de muita tecnologia.Nós recebemos um modelo de referência da NVIDIA para testar em primeira mão; veja o que nós achamos da GPU.

Especificações


Design da placa

A NVIDIA aproveitou o design matador da Titan para construir a GeForce GTX 780. Tanto que, se você colocar uma ao lado da outra, verá apenas uma diferença: o nome da placa escrito em relevo ao lado da janela de acrílico que fica sobre o dissipador de alumínio.
                                                           

A GeForce GTX 780 possui um tamanho tradicional, similar a outras placas de vídeo de alto desempenho. Ela mede pouco mais de 27 centímetros de comprimento e ocupa dois slots no gabinete. A carcaça metálica que envolve a placa é construída com dois metais diferentes: alumínio fundido com cromo trivalente, garantindo um visual muito bom ao equipamento.
O cooler é no formato blower, e é construído com ligas de magnésio. Isso nos proporciona algumas vantagens interessantes: maior durabilidade, mais eficiência e menos ruído na hora de dissipar o calor.
A parte de cima da placa conta com dois conectores de energia, sendo um de seis e um de oito pinos e dois conectores SLI. Além disso, essa parte ainda apresenta um letreiro com a palavra “GeForce GTX”, que acende quando você liga o computador.
Para conexão externa, a GeForce GTX 780 traz dois conectores DVI, um HDMI e um conector DisplayPort. Através disso, é possível fazer a ligação de várias telas simultaneamente apenas em uma placa de vídeo.
Vale lembrar que esse é um modelo de referência, ou seja, os fabricantes podem optar por trabalhar com esse design ou escolher o seu próprio desenho e sistemas de refrigeração para diferenciar o seu produto da concorrência.