quarta-feira, 19 de junho de 2013

Tudo mais calmo e cadenciado no Pro Evolution Soccer 2014

Não é de hoje que Pro Evolution Soccer tomou um olé de FIFA e está tentando correr atrás do prejuízo. E também não é de hoje que a Konami tem tentado um pouco de tudo para recuperar a fama perdida. Pois bem: que remédio melhor para vencer um rival do que ficar, de pouco em pouco, mais parecido com ele?
É isso que a equipe de PES parece estar tentando alcançar com a versão 2014 do game de futebol que ainda é bastante famoso – no Brasil, inclusive – mas que já não tem batido aquele bolão. Pro Evolution sempre foi considerado um jogo mais Arcade em comparação à preocupação com a simulação dos games da Electronic Arts. Antes você até podia pegar a bola com um jogador, de um lado do campo, e correr até a meta adversária driblando Deus e o mundo. E tudo bem. Nenhum desses jeitos é necessariamente certo ou errado – é tudo questão de gosto, se a execução for boa.
Mas as coisas mudaram um pouco. A nova versão ficou mais lenta, mais cadenciada, com mais foco no passe de bola do que nas arrancadas individuais e dribles levemente exagerados. E isso foi uma preocupação séria da equipe de desenvolvimento do jogo, dada a quantidade de opções que você tem para calibrar os movimentos dos jogadores e os pontapés em detalhes muito mais mínimos.
O guia que mostra a trajetória da bola quando você vai cobrar uma falta ou um pênalti é só a ponta do iceberg futebolístico. Agora existem cinco níveis de assistência automática no passe de bola e um sistema de jogadas pré-programadas que envolvem três jogadores de uma vez só – como uma sequência de toques seguidos de um lançamento, por exemplo – que você programa e ativa apertando duas vezes o gatilho direito, quando o game avisar que é possível executar a estratégia.
Veja o vídeo. 
Também houve uma grande preocupação em melhorar o controle de bola – o que só reforça que este PES foi pensado para ser mais “calmo” que os outros. Mesmo sem serem controlados diretamente, os jogadores lutam mais para manter a posse, pulando mais e se esquivando mais quando algum adversário chega perto. A Konami diz que se esforçou para criar um sistema em que fosse possível controlar a distribuição de peso no corpo de cada jogador, para dar um grau maior de sutileza às jogadas.
Segundo os produtores, a condição emocional dos jogadores agora também é um fator na hora de definir o seu desempenho em campo. Eles não explicaram em detalhes como isso vai funcionar, mas já adiantaram que, por outro lado, o desempenho também pode influenciar o humor dos atletas, seja para o bem ou para o mal. 
E uma última curiosidade: talvez você tenha reparado que o Santos ilustra o material de divulgação de PES 2014, junto com o Bayern de Munique. Segundo Naoya Hatsumi, produtor do jogo, a escolha por esses dois times foi porque eles são grandes equipes da América e da Europa, boas o suficiente para representar os seus continentes de origem. E a Konami não ficou sabendo que o Neymar ia para o Barcelona, então não teve tempo de tirá-lo da equipe da Vila Belmiro.

A Ubisoft está fazendo 3 jogos de Assassin’s Creed ao mesmo tempo

A Ubisoft está empenhada a fazer um novo jogo de Assassin’s Creed a cada ano e não quer deixar a série morrer de fadiga. Como?
“Estamos nos certificando de que as equipes que estão criando diferentes jogos para a franquia tenham tempo o suficiente para que possam assumir riscos na tentativa de renovar a série constantemente”, disse Yves Guillemot durante a E3.
Ele disse que a Ubisoft tem atualmente três jogos de Assassin’s Creed em desenvolvimento. Ele não disse nada sobre esses jogos, mas é fácil supor que esse é o ritmo da franquia desde que ela foi anualizada. Guillemot afirmou “Nosso trabalho é garantir que as equipes tenham poder o suficiente, energia o suficiente e tempo o suficiente para tomar as medidas necessárias para criar um jogo de alta qualidade.”
Mas é meio difícil garantir isso quando você está fazendo 3 jogos ao mesmo tempo, hein? Se a intenção é inovar, dando tempo e e energia para as equipes fazerem coisas bacanas para os novos jogos da série, não seria melhor focar-se em apenas um projeto e abrir mão da anualização?
Assassin’s Creed III não foi um bom jogo justamente porque tinha muitas ideias e e iniciativas de inovação, mas não conseguia aplicar nenhuma delas de maneira relevante para o jogo. Espero que ACIV consiga resolver esse problema, mas não botaria minha mão no fogo por uma série que já tem capítulos preparados até 2015.

Google adiciona 'carrossel' em buscas por locais nos EUA

O Google lançou uma atualização em sua página de buscas nos Estados Unidos que apresenta um "carrossel" com imagens ao procurar por hoteis, restaurantes, bares e casas noturnas em uma determinada cidade ou região.Quando o usuário faz uma pesquisa pode "restaurantes mexicanos em Nova York", por exemplo, diversas opções aparecem em imagens nesta barra de rolagem horizontal. É possível pesquisar por diversos estabelecimentos para que eles apareçam em imagens. Ao clicar em uma fotografia, mais detalhes do local aparecem, incluindo a avaliação de outros usuários.Em um mapa que aparece abaixo do "carrossel" de imagens, é possível restringir a area da busca.O recurso foi lançado para o iPad e o tablet Nexus em dezembro de 2012 e só agora chega aos PCs.Por enquanto, a novidade funciona apenas para usuários que acessam a página de buscas do Google nos Estados Unidos. A empresa promete disponibilizar o recurso para outros idiomas nos próximos meses.

Desktop ainda é principal dispositivo para acessar a Internet no Brasil

Uma pesquisa realiza pelo ConsumerLab da Ericsson, área que estuda o comportamento do usuário, chegou à conclusão de que o desktop ainda é o principal dispositivo utilizado pelos brasileiros para acessar a Internet.Nem o aumento das vendas de smartphones no Brasil nos últimos meses, impulsionadas pela desoneração dos aparelhos produzidos no país e que custem até 1.500 reais, conseguiu tirar o desktop da primeira posição. A pesquisa revelou que 4 entre 5 usuários no país utilizam o desktop para se conectar.O estudo mostrou ainda que, no Brasil, 57% dos usuários que usam desktops utilizam a conexão fixa para acessar a Internet. A banda larga móvel, de acordo com dados do relatório, também é utilizada, mas representa somente metade dessa porcentagem. Já em relação ao uso do wi-fi, somente 8% dos usuários utilizam essa forma de conexão. O cenário muda quando o dispositivo utilizado é o laptop. Neste caso, o wi-fi se torna a forma de conexão mais utilizada pelos usuários: cerca de 43%. Ele também é o mais utilizado pelos usuários de tablets, já que 88% dos pesquisados afirmaram se conectar dessa maneira. A INFOCOM 2012 foi realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Ceará, Recife e Salvador, com 1.500 pessoas de 15 a 69 anos.

Huawei lança smartphone mais fino do mundo

A chinesa Huawei revelou seu smartphone que será o carro-chefe da empresa, o Ascend P6, em seu primeiro evento de lançamento independente na terça-feira, dando ênfase às suas ambições para competir com a Apple e Samsung pelo alto escalão da tecnologia móvel.A empresa diz que o dispositivo, com 6,18 milímetros de espessura, é o mais fino do mundo. Tem uma câmera frontal de 5 megapixels, projetada para tirar "fotos de si mesmo" para serem compartilhadas em redes de mídia social.A empresa escolheu a data de lançamento --18 de junho (6/18, na escrita em inglês)-- para combinar com as dimensões do smartphone.O lançamento, em um local de arte no norte de Londres, pega uma deixa da Apple e Samsung, sendo que ambos fizeram anúncios de novos produtos em eventos de alto nível por vários anos.Anteriormente, a Huawei apresentava seus aparelhos em feiras da indústria, como a Mobile World Congress em Barcelona.A Huawei, que também faz equipamentos de rede de telecomunicações, está buscando impulsionar as vendas de seus dispositivos de consumo, setor em que só tem a sua própria marca há cerca de três anos.O Ascend P6 usa uma versão customizada do sistema operacional Android, do Google.

Sony diz que jogos de PlayStation 4 custarão US$ 60 nos Estados Unidos

A Sony anunciou que os jogos de PlayStation 4 custarão US$ 60 dólares nos Estados Unidos, de acordo com reportagem do site "ShackNews". Havia um receio entre os gamers norte-americanos de que o valor dos títulos de nova geração seriam mais caros.O preço é o mesmo dos jogos de PS3 e X360 nos Estados Unidos.Entretanto, a reportagem cita apenas que os quatro títulos de lançamento da Sony, "Killzone: Shadow Fall", "DriveClub", "Knack" e "Infamous: Second Son", terão o valor de US$ 60, sem fazer nenhuma menção a outros jogos e games de outras produtoras.A Microsoft já havia confirmado que os games do Xbox One serão vendidos nas lojas por US$ 60 no país.O receio do aumento de preço de games se dá porque da geração do PlayStation 2 para o PlayStation 3, os jogos tiveram um aumento de US$ 10 em seu preço. O mesmo aconteceu entre o Xbox e o Xbox 360.o PlayStation 4 será lançado nos Estados Unidos em novembro por US$ 400, US$ 100 a menos do que o Xbox One, que chega no mesmo mês. No Brasil, apenas o Xbox One teve seu preço divulgado, R$ 2,2 mil.

Vídeo mostra como funcionará menus e interação no PlayStation 4

 A Sony divulgou nesta quarta-feira (19) um vídeo que mostra aos jogadores como funcionará a interface do PlayStation 4, seu videogame de nova geração que chega aos Estados Unidos por US$ 400. Entre as novidades estão janelas com as últimas atualizações dos amigos, permitindo ver o que jogaram, quais Troféus - conquistas extras - ganharam e quais vídeos de jogos compartilharam. Assista ao lado.
Um dos destaques é que, enquanto se está em um jogo, é possível deixá-lo suspenso em segundo plano e acessar outras funções como o compartilhamento de vídeos de amigos. Isso é feito ao se clicar duas vezes no botão "PS", localizado no centro do controle DualShock 4.Um exemplo dado no vídeo da Sony é, quando o jogador tiver dificuldade de passar por alguma fase, ele pode assistir a vídeos publicados por amigos ou outros usuários que ensinam a passar por este ponto. Para puboicar um vídeo de um game, o jogador precisa pressionar no botão "Share" (compartilhar, em tradução) e selecionar o trecho. O vídeo também pode ser assistido por meio do smartphone e de tablets, além do próprio PS4.Assim como acontece no Xbox 360, o vídeo mostra que amigos jogando diferentes games poderão conversar por meio de voz entre si.Outra novidade é, ao comprar um game por meio de download, é possível selecionar qual parte do game fazer o download primeiro. No caso do game "Killzone: Shadow Fall", usado de exemplo no vídeo, é possível escolher entre o modo para um jogador (single player) ou multijogador on-line (multiplayer). A Sony promete que os games estarão acessíveis para se jogar durante o download. Atualmente é necessário esperar o game ser baixado por completo antes de poder começar a jogá-lo.Ainda, por meio do próprio smartphone o jogador poderá comprar games no formato digital. O download é feito automaticamente e, quando o usuário chega em casa, o game já estaria disponível para se jogar.

Impressora 3D levaria 220 anos para construir uma casa, diz imobiliária

A imobiliária norte-americana Movoto publicou em seu blog uma pesquisa que afirma que, hoje, para se construir uma casa usando uma única impressora 3D, levaria 220 anos, quatro meses e 11 dias.O estudo levou em conta uma única impressora da marca MakerBot Replicator 2 que construiria tijolo por tijolo uma casa de pouco mais de 232 metros quadrados com o custo de US$ 333 mil em plástico usado para criar as peças.O tijolo usado, segundo a Movoto, teria medida de 8 polegadas de comprimento por 3,5 de altura e 2,75 de profundidade e a máquina levaria 2,9 dias para criar uma destas peças. O motivo para a demora para se criar um tijolo de plástico em uma impressora 3D é por conta de sia densidade, que deveria ser sólida. A maioria das peças feitas nestas máquinas atualmente são ocas.Para o preço, foi levado em conta que um quilo de plástico ABS custa nos Estados Unidos US$ 48.Com isso, a imobiliária ainda fez outras contas como: para construir uma réplica da Casa Branca em uma impressora 3D levaria 3,357 mil anos e custaria mais de US$ 5 milhões; o Palácio de Versalhes levaria 67 mil anos para ficar pronto ao custo de US$ 101 milhões; e o Empire State Building, em Nova York, custaria US$ 222 milhões e a construção levaria 147 mil anos.

Cientistas criam robô ágil e o apelidam de 'filhote de guepardo'

Inspirados pelas formas dos felinos, cientistas suíços criaram um robô quadrúpede que está entre os mais rápidos deste tipo já apresentados. Em testes, o protótipo percorreu um trecho equivalente a sete vezes seu tamanho em um segundo e demonstrou impressionante agilidade mesmo em um terreno acidentado.Desenvolvido pelo laboratório de biorrobótica da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o modelo pesa menos de 30 quilos, é feito com material considerado barato e de fácil obtenção e foi apelidado de “filhote de guepardo”.Para garantir estabilidade durante a corrida, os pesquisadores analisaram e simularam os movimentos de felinos reais ao montar a estrutura do robô. A quantidade e as proporções dos segmentos de cada perna são idênticas às dos animais. Molas e pequenos motores que convertem energia em movimento foram usados para imitar tendões e músculos."Essa morfologia dá ao robô as propriedades mecânicas que beneficiam os gatos, o que significa habilidade para corrida e a elasticidade nos pontos certos, garantindo estabilidade. O robô é, por isso, naturalmente mais autônomo", explica Alexander Sprowitz, um dos cientistas que ajudou a criar o projeto, em entrevista ao site da universidade.A proposta dos pesquisadores é utilizar o protótipo, apresentado no "International Journal of Robotics Research", para aperfeiçoar estudos em biomecânica e eventualmente usar sua tecnologia na construção de modelos usados em missões de busca e resgate ou em explorações.

FIFA 14 aprimora sistema de chutes e toque de bola

São Paulo - O juiz apitou e a primeira partida de FIFA na nova geração de consoles pode até não dar goleada com pedalada, mas convence com boas mudanças táticas.Visualmente, FIFA 14 para Xbox One e PlayStation 4 se parece muito com o FIFA que nós já conhecemos, mas basta a bola rolar para perceber as mudanças.O motor gráfico Ignite da EA Sports ainda não exibiu todo seu poder gráfico, mas as mudanças dentro de campo são mais claras.A movimentação dos jogadores é mais leve e as disputas de bola contam com mais recursos tanto para quem dribla quanto para quem defende.As assistências do computador ficam mais para a movimentação dos outros membros da equipe – agora mais inteligentes – do que para assistências automáticas desnecessárias. Alguns detalhes que parecem bobos, como a nova possibilidade de mais de dois jogadores poderem dividir uma bola aérea, fazem a diferença no conjunto final.O toque de bola é mais cadenciado e o domínio mais inteligente, permitindo antecipações dos defensores e dribles de corpo dos atacantes.Mas talvez a maior mudança esteja nos chutes, com um sistema totalmente novo. É preciso passar um tempo reaprendendo a chutar para entender que a posição do jogador influencia totalmente na qualidade do chute. É mais real e mais divertido, além de justo. Pernas de paus precisarão de espaço e tempo suficiente para acertarem chutes certeiros, deixando para os craques a facilidade de chutes difíceis e apertados. Quem é jogador de FIFA vai sentir muitas diferenças ao jogar FIFA 14 para nova geração, mas saberá exatamente o que fazer com os novos controles em mãos. É uma evolução técnica que atende muitos dos pedidos dos jogadores. Resta saber se a EA continuará evoluindo seus serviços e modos de jogo para tornar a experiência na nova geração tão completa quanto nos demais consoles.

NY ganha estações solares de recarga de celular

São Paulo – Que tal recarregar seu celular com energia solar em um poste de rua e de graça? A partir de hoje, passar sufoco porque a bateria está “pra morrer” será coisa do passado, pelo menos em Nova York. A cidade iniciou a instalação de 25 pontos de recarga de dispositivos móveis alimentados por energia renovável em parques, ruas e praias.Fruto de uma parceria entre a empresa de telecomunicações AT&T, a startup Goal Zero e o estúdio de design Pensa, as estações são compostas de postes de aço de 12,5 metros de altura, com três painéis solares em forma de pétala.Chamado de "Charge Street", o ponto de recarga possui saídas USB e pode acomodar até seis dispositivos ao mesmo tempo, independentemente da operadora de telefonia móvel, com portas dedicadas para iPhones, Androids, BlackBerrys, entre outros.Uma superfície feita a partir de materiais reciclados serve de apoio para o gadget e como descanso para uma bebida enquanto a pessoa espera. Para uma recarga completa de um smartphone são necessárias duas horas, mas em 30 minutos dá para recarregar até 30 por cento da bateria.O projeto, que ainda está em fase de teste, surgiu de um trabalho de recuperação realizado pela AT & T após a passagem da supertempestade Sandy, em outubro de 2012. Na ocasião, a empresa montou postos de carregamento móvel nas áreas afetadas por apagões em Nova York, o que inspirou a criação de estações de carregamento para uso cotidiano.Se for bem sucedida, a iniciativa porderá ser expandida para outras cidades. Seu custo total é estimado entre US$ 300 mil US$ 500 mil.

Supercomputador mais rápido do mundo é chinês

São Paulo – Em lista divulgada pelo site Top 500, o chinês Tianhe-2 foi considerado o supercomputador mais veloz do mundo. Os números impressionam: são 32 mil processadores Intel Xeon, além de 48 mil coprocessadores Intel Xeon Phi.Com isso, é possível realizar um quadrilhão de operações matemáticas por segundo, ou 33,86 petaflops, praticamente o dobro daquilo que é feito pelo Titan, o supercomputador americano que está na segunda posição do ranking.Segundo o site Top 500, a maior parte do sistema do equipamento foi desenvolvida na China, na Universidade Nacional de Defesa Tecnológica. Nos próximos anos, é provável que mais supercomputadores chineses entrem na lista.Mesmo assim, a superioridade ainda é americana: das 500 máquinas presentes no ranking, 253 foram desenvolvidas nos Estados Unidos.

Óculos de realidade virtual terão game erótico


Os novos óculos de realidade virtual Oculus Rift ganharão um game erótico chamado Wicked Paradise. O primeiro jogo do gênero para o novo acessório está sendo desenvolvido pelo estúdio californiano que leva o mesmo nome do game."Eu sempre fiquei intrigado pelo fato de que há centenas de jogos belíssimos de tiro, mas nenhum jogo erótico bem feito. Certamente foram feitas tentativas no passado, mas todas acabaram ridiculamente mal", disse, em entrevista ao site Road to VR, o fundador do Wicked Paradise, Jeroen Van den Bosch.O executivo pretende fazer um game erótico com narrativa empolgante. "As cenas de sexo no jogo Mass Effect, que não são explícitas, são muito mais eróticas do que as de qualquer game adulto explícito no mercado atual. Isso acontece porque você se importa com os personagens de Mass Effect. Um jogador nunca se sentirá atraído por um personagem virtual pelo qual ele não se importa", disse. Fundado há poucos meses, o Wicked Paradise conta com oito integrantes e pretende usar o modelo episódico de lançamento - nos moldes do recente jogo The Walking Dead, lançado de forma fracionada ao longo do segundo semestre de 2012 pela Telltale Games."Teremos diferentes séries oferecendo diferentes experiências. A série inicial terá experiências heterossexuais masculinas, mas também podemos fazer séries heterossexuais femininas, assim como outra com temas LGBT", afirmou Bosch.Embora o game ainda esteja no início de seu desenvolvimento, o executivo afirma que já recebeu elogios sobre as possibilidades que Wicked Paradise pode abrir. "Um dos comentários mais inesperados que recebi veio de uma comunidade de deficientes, no qual um integrante disse que experiências eróticas de realidade virtual poderiam ser uma forma incrível para ajudar parte das pessoas a ter uma vida sexual mais empolgante", disse Bosch. Wicked Paradise tem lançamento previsto para 2014, junto com o Oculus Rift.A INFO testou o Google Glass em São Francisco e ouviu especialistas em computação de vestir. Veja na reportagem de capa O Mundo pela Lente de um Google Glass.

Segurança Hackers derrubam sites públicos em ato pró manifestações

São Paulo - Hackers de grupos como Anonymous, AnonCyber e CyberGhost realizaram uma série de invasões e ataques de negação de serviço contra sites públicos e perfis de autoridades nas redes sociais. A ação acontece em solidariedade às manifestações de rua realizadas em várias cidades do Brasil na noite de segunda-feira (10).Um dos alvos preferidos dos hackers são os sites ligados à Copa do Mundo, evento muito criticado por manifestantes em todo o Brasil. De acordo com mensagem publicada pelo grupo AnonCyber, a construção de estádios para a Copa usou recursos públicos que poderiam ter fins, na sua opinião, mais nobres, como financiar investimentos em saúde e educação. Os movimentos cyberativistas também criticam a corrupção na construção das arenas para a Copa.O site do Mineirão, maior estádio de Minas Gerais, está fora do ar desde às 22 horas. Já o portal oficial do governo brasileiro para reunir informações sobre a Copa do Mundo, o Copa2014.gov, está indisponível deste o início da noite.  O perfil oficial da presente Dilma na rede social Instagram também está fora do ar.Mais cedo, o site da Assembleia Legislativa da Bahia foi atacado.  O site do Exército Brasileiro também foi alvo dos militantes digitais e ficou inacessível desde às 20 horas de segunda-feira. Os ataques desta segunda-feira, seguem ações já realizadas ao longo da última semana, quando sites do governo paulista, como o portal da Secretaria de Educação do Estado e o serviço online da Polícia Militar foram alvos de ataques hacker.O site Chic, de Gloria Kalil no portal iG, também foi invadido. Imagens de pessoas com roupas sofisticadas foram substituídas por fotos de manifestantes nas ruas. O site do PMDB também foi invadido na madrugada de segunda para terça-feira. O ataque foi assumido pelo grupo Anonymous.  O portal da Defesa Civil da Bahia também sofreu invasão. A home page do site baiano foi substituída por mensagens de protesto.

AMD leva a CPU do PS4 e do Xbox One para notebooks e tablets

No últimos anos, a Intel despejou caminhões de dinheiro para desenvolver e disseminar os ultrabooks. Nesse mesmo período, uma AMD enfraquecida escondeu suas ambições e ocultou suas garras. A arquitetura de alta performance Bulldozer certamente não foi o sucesso comercial que a empresa esperava, mas o modesto Bobcat construiu uma boa reputação no segmento de baixo custo e baixo consumo de energia, ou seja, entre os HTPCs e os netbooks. Parece que esse recuo estratégico valeu a pena. Hoje, as três grandes marcas de console trabalham com chips AMD. Tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 utilizam a arquitetura Jaguar, a sucessora do Bobcat que também aparecerá em notebooks e até mesmo tablets ao longo deste ano.O Jaguar é o núcleo das novas APUs (componentes que combinam CPU e GPU no mesmo bloco de silício) Kabini e Temash. Ambos são chips de baixo consumo de energia: o Kabini, projetado para notebooks compactos, consome entre 9 W e 25 W, enquanto o Temash, destinado a tablets, opera entre 9 W e 3,9 W. O Temash é especialmente interessante porque inclui chips com quatro núcleos de CPU, uma grande novidade no meio dos system-on-a-chip x86. Em outras palavras, a AMD é a primeira a criar uma plataforma quad core para tablets com Windows 8 completo (e, potencialmente, outros sistemas que trabalham com o x86, como o Linux). A AMD também anunciou uma nova família de APUs para desktops e notebooks de alto desempenho: a Richland, que é baseada no núcleo Piledriver.Comparado ao seu antecessor, o Jaguar mantém boa parte da estrutura geral. No entanto, a introdução de uma série de pequenas mudanças, como o compartilhamento da memória cache L2 entre todos os núcleos, acaba somando um aumento de desempenho de 22% em relação a chips com Bobcat rodando na mesma frequência. No campo da GPU a AMD adotou uma estratégia curiosa: todas as APUs Temash e Kabini oferecem os mesmos 128 núcleos de processamento gráfico. Nas partes de baixo consumo de energia, apenas o clock é alterado. Pelo menos no papel, o Jaguar tem uma vantagem clara sobre o Atom da Intel e o A15 da ARM, seus concorrentes diretos.PlayStation 4 e Xbox One Tanto a Sony quanto a Microsoft adotaram o Jaguar como o centro da próxima geração de consoles. A combinação de uso eficiente de energia e desempenho oferecida pelo núcleo da AMD é difícil de superar quando o objetivo é construir um console compacto e silencioso. O fato de que o novo processo de fabricação desse chip (litografia de 28 nm) o tornou consideravelmente mais barato também deve ter pesado muito na decisão final.Embora Xbox One e PS4 utilizem o mesmo componente que combina duas APUs customizadas com 4 núcleos Jaguar cada, há diferenças consideráveis na estratégia de implementação. A Microsoft optou por um número menor de núcleos de GPU (768 contra 1152), o que se traduz em um desempenho potencial consideravelmente menor. No campo da memória encontramos as maiores diferenças. O Playstation 4 usa GDDR5, um tipo de memória de banda larga projetada para auxiliar o processamento gráfico. O Xbox One, por sua vez, se contenta com 8 GB de DDR3 comum, mas complementa esse número com 32 MB de SRAM que pode ser usada com cache. Pelo menos no papel, portanto, o PS4 está na frente apesar de utilizar o mesmo processador.