sábado, 6 de julho de 2013

Inventor do mouse morre aos 88 anos na Califórnia

O cientista visionário norte-americano Douglas Engelbart que inventou o mouse morreu nesta terça-feira (2) aos 88 anos. Ele estava em sua casa em Atherton, no Estado da Califórnia nos Estados Unidos.Segundo declarou sua esposa, Karen O’Leary Engelbart ao jornal “New York Times”, o cientista teve uma crise de insuficiência renal.Nascido em Oregon, em Portland, em 1925, Douglas Engelbart tinha Ph.D. em engenharia elétrica pela Universidade de Berkeley.Depois de atuar como professor assistente em Berkeley, ele se transferiu para Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford, onde trabalhou por vinte anos.Segundo o Museu da História do Computador, foi lá que, ao fundar em 1959 o Augmentation Research Center, Engelbart desenvolveu algumas de tecnologias centrais para o mundo da informática.Em dezembro de 1968, o engenheiro apresentou o seu sistema chamado NLS. A estação de trabalho da ferramenta era composta por uma tela, teclado e uma manivela que exercia a função do mouse.Segundo o Museu, o NLS já apresentava funções precursoras de componentes da informática atual, como hipertextos, múltiplas janelas e teleconferência em vídeo. Além do mouse, é claro.
Douglas Engelbart, pai do mouse e avô do ambiente gráfico. (Foto: Divulgação/Douglas Engelbart Institute)
Em 1962, Engelbart descreveu um acessório que transformou a maneira como os internautas interagem com os computadores. Aquilo que viria a se tornar o mouse.Com o protótipo nada ergonômico, o inventor tinha o objetivo de mudar a maneira como as pessoas manuseavam informações contidas em computadores.Autor de mais de 20 patentes de tecnologia, Engelbart recebeu em 2000 a Medalha Nacional de Tecnologia, das mãos do então presidente norte-americano Bill Clinton. A honraria é um prêmio de reconhecimento às pessoas responsáveis por grandes inovações tecnológicos.O mouse, por exemplo, foi patenteado em 1970, como um “indicador de posicionamento X e Y para monitores”.Em 2005, tornou-se parceiro do Museu da História do Computador pelo “avançado estudo da interação entre computadores e homens, desenvolvimento do dispositivo do mouse e pela utilização dos computadores para melhorar a eficiência organizacional”.

Ameaçado pelo Instagram, 'app' de vídeo Vine se renova

O aplicativo de vídeos rápidos Vine implantou uma série de novidades para tentar conter o avanço do Instagram, que passou a permitir a publicação de vídeos no começo de junho.As novidades foram lançadas nesta quarta-feira (3) e estão disponíveis tanto para os aparelhos da Apple quando para os que rodam o sistema operacional Android, do Google. As mudanças incluem desde a forma como o conteúdo é classificado até a introdução de novas funções.Agora, o app inclui 15 categorias de vídeos para facilitar a descoberta de conteúdo postado pelos usuários.Agora é possível achar vídeos entre as classificações “família”, “arte e entretenimento”, “beleza e fashin” e “comida”. Antes, a exploração era feita por meio de vídeos indexados por hashtags.Os vídeos mais populares também ganharam melhor destaque. Agora, o Vine possui duas áreas para eles: o “Popular Now” e “On the Rise”.Também aumentaram as opções de captura para incrementar o vídeo, em um momento que o Instagram, app do Facebook, permitiu a postagem de vídeos em 20 de junho. Isso reduziu o número de conteúdo postado no Vine, segundo análise da Topsy, que possui uma ferramenta de medição de audiência de aplicativos e serviços na internet.Antes de o Instagram ter vídeos, o Vine chegou a ter 3 milhões de links, em 14 de junho, volume que caiu para menos de 100 mil após o dia 25. Isso, enquanto o app do Facebook registrava mais de 1,5 milhão de links.Entre as vantagens do Instagram está a permissão de vídeos maiores (15 segundos ante os seis do Vine) e a aplicação de filtros já disponíveis para as fotos.Agora, o Vine permite foco manual e até uma função “fantasma”, para filmar vídeos em “stop motion”.Além disso, incorporou uma função similar ao retuitar, do Twitter. Também é possível tornar o perfil restrito a contatos selecionados e avisar se o conteúdo postado contém cenas sensíveis ou impróprias.

Veja uma seleção de novos games para jogar durante as férias de julho


Nas férias de julho, fãs de games podem ter mais tempo para explorar lançamentos apresentados no primeiro semestre. Em 2013, particularmente, os consoles de videogame Xbox 360 e o PlayStation 3 receberam alguns dos títulos mais aguardados dos últimos anos como "The Last of Us", "Injustice", "Animal Crossing: New Leaf" e "BioShock Infinite".O G1 criou uma lista com alguns dos jogos que foram lançados nos primeiros seis meses de 2013 e que irão divertir os gamers nas férias de inverno.The Last of Us'Considerado um dos melhores jogos do PlayStation 3, o título leva o jogador para um mundo em que quase todos os seres humanos foram infectados e se transformaram em monstruosidades. Nisso, Joel, o jogador, deve sobreviver neste mundo ao lado da jovem Ellie, percorrendo os Estados Unidos neste ambiente pós-apocalíptico. O game traz uma história muito bem contada com momentos de muita intensidade tanto na narrativa quanto nas cenas de combate.O jogador deve explorar os cenários em busca de recursos para enfrentar inimigos enquanto constrói armas e bombas. Em muitos momentos é necessário interagir com Ellie, fazendo com que ela abra portas. No Brasil, o game é dublado e legendado em português.
Plataforma:Playstation 3.
Produtora:Sony.
Preço sugerido:R$ 200.
                                                 
                                                 


'Remember Me'
Game criado pelo estúdio francês Dontnod mostra Paris em 2084, controlada por uma corporação que ganha dinheiro baseada no vício da humanidade: memórias. Na pele de Nilin, uma espécie de hacker de memórias, o jogador deverá explorar a cidade, escalando prédios e lutando contra inimigos para roubar ou remixar o que estiver na cabeça de suas vítimas para acabar com a empresa que controla tudo.Além do visual, o destaque fica por conta da criação de combos - sequências de golpes - que o jogador pode montar para dar golpes mais fortes ou recuperar a vida. No Brasil o jogo tem legendas em português.
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e PC.
Produtora:
Capcom.Preço sugerido: R$ 200 (nos consoles).

Embora não seja tão bom quanto os outros três primeiros jogos da franquia nos consoles, "Ascencion" traz uma história anterior ao primeiro "God of War", mostrando o herói Kratos um pouco mais humano. O visual do game é muito bom e os combates são frenéticos, ainda mais se o jogador conseguir fazer combos, sequências de golpes, contra os inimigos.As execuções são os destaques, com Kratos literalmente acabando com os inimigos das piores maneiras possíveis. Durante a aventura, será necessário resolver alguns quebra-cabeças para avançar na história.

Plataforma: PlayStation 3.
Produtora: Sony.
Preço sugerido: R$ 120.

                                                 


Gears of War: Judgment é o novo título de ação da série da Epic Games, exclusiva para a plataforma Xbox 360. O jogo Gears of War: Judgmente tem previsão de lançamento para 2013 e foi anunciado oficialmente durante a conferência da Microsoft na E3 2012. Confira aqui as novidades sobre o jogo.

Plataforma:xbox 360.
Produtora:Microsoft.
Preço sugerido:R$ 190.

3G só cobre metade do Brasil

Enquanto as operadoras promovem amplamente o 4G, a tecnologia antecessora demora a se espalhar por todo o território brasileiro. Cinco anos depois de lançado, o 3G chega atualmente a 2.827 municípios, pouco mais da metade dos 5.570.Levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações a pedido doOlhar Digital aponta que nenhum Estado é inteiramentecoberto pela terceira geração de telefonia, nem mesmo São Paulo e Rio de Janeiro. Minas Gerais é a região com o maior número de locais descobertos(362).Quando assinaram os contratos para operar o 3G, em abril de 2008, as operadoras se comprometeram a levá-lo a todas as cidades com até 100 mil habitantes em até cinco anos, prazo já expirado. A julgar pela lista fornecida pela Anatel, o cronograma vem sendo cumprido, já que a maioria dos locais sem acesso tem menos de 30 mil habitantes.Uma localidade é considerada atendida quando a cobertura contém, pelo menos, 80% da área urbana. Para garantir a extensão da banda larga móvel à totalidade dos municípios, houve contrapartida na concessão das licenças do 4G. Ao concordarem com os termos de autorização, as telefônicas disseram à Anatel que toda a população -- incluive nas áreas rurais -- teria acesso à internet móvel até 2015.A exploração vem sendo feita por meio de radiofrequências que ficam entre 451 MHz e 458 MHz e entre 461 MHz e 468 MHz. As faixas menores foram destinadas para oferta de serviços de voz e dados em regiões que ficam até 30 km afastadas das sedes municipais (as áreas urbanas), inclusive dentro das chamadas escolas rurais.De acordo com o cronograma da agência, até 30 de junho de 2014 30% das sedes municipais precisam contar com serviços de banda larga com taxa de transmissão de 256 kbps de download e 128 kbps de upload, sujeitos a uma franquia mínima de 250 MB por mês.O percentual de locais atendidos subirá gradativamente, indo para 60% das cidades em 31 de dezembro de 2014 e 100% em 31 de dezembro de 2015. Até 31 de dezembro de 2017, a velocidade terá de dar um salto para 1 Mbps de download e 256 kbps de upload, mantendo a franquia mensal de 500 MB.Se não cumprirem as metas, as operadoras estão sujeitas a punições. Entre penalidades de naturezas variadas, a Anatel pode aplicar multa de até R$ 50 milhões caso considere que a infração em questão prejudica o setor.