Os celulares dual-chip não são mais novidade no Brasil, mas aparelhos
com capacidade para três chips ainda chamam a atenção no mercado. É o
caso do Motokey 3-Chip, lançado na última quinta-feira (31) pela Motorola. O telefone é o primeiro tri-chip da companhia a chegar ao país.
Motokey 3-Chip é o novo celular da Motorola
O Motokey 3-Chip é um aparelho bem simples que está longe de ser um dos
modelos da moda. Seu layout é muito semelhante ao Motokey EX109 Mini,
que é dual chip. As especificações técnicas também são parecidas: câmera
de 2 megapixels, cartão de 2 GB incluso, rádio FM e MP3 player
integrados.
Mas se em matéria de design e hardware o 3-Chip não faz parte da
tendência atual, pelo menos no conteúdo ele se rende a uma onda que não
poderia estar mais em alta: as redes sociais. Um dos diferenciais do
aparelho é justamente trazer uma tecla de acesso rápido ao Facebook em
seu teclado QWERTY.
Segundo Edson Bortolli, diretor de produtos da empresa no Brasil, isso é
mais uma demonstração do conceito do produto, que é facilitar a conexão
entre pessoas. “Hoje em dia, é uma prioridade dos usuários ter acesso
imediato a todas as pessoas que fazem parte da sua vida,
independentemente de onde estejam ou se o farão por meio de ligações,
SMS ou pelas redes sociais. Com a capacidade do Motokey 3-Chip de
utilizar três cartões SIM, ficou ainda mais fácil manter contato com os
amigos e familiares”, avaliou.
O Motokey 3-Chip vai começar a ser vendido na primeira semana de junho
nas principais lojas de varejo do país pelo preço recomendado de R$ 349,
cerca de R$ 50 a R$ 100 a mais do que os dual-chips da companhia, como o
EX109. Entre os principais concorrentes estão o LG A290 Trichip, que
tem valor sugerido de R$ 299, e o Alcatel One Touch OT-678 Tri Chip, que
sai por R$ 279.
A produtora Crystal Dynamics divulgou um novo trailer de Tomb Raider e confirmou a data de lançamento para 5 de março de 2013. O jogo será lançado para os consoles Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Uma versão demo estará disponível na E3 2012, feira de games que acontece entre os dias 5 e 7 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos
O trailer, repleto de ação e com mais detalhes sobre o enredo, ainda
não mostra tanto da jogabilidade, mas foca sempre em situações extremas
para Lara Croft, nas quais ela precisa sobreviver em condições adversas.
Apesar de mais sério, Lara não perde o senso do humor e até brinca no
final do vídeo: “odeio tumbas”. Fazendo assim um trocadilho com o título
da série, Tomb Raider ("Exploradora de Tumbas").
Um novo rumo para a série
Já tem um tempo desde que Tomb Raider deixou de ser uma referência nos
jogos de ação. Após o declínio com uma sucessão de títulos não tão
aclamados, a Crystal Dynamics, hoje sob o comando da Square Enix, planeja revigorar a franquia com um reboot para a personagem, mostrando uma heroína prestes a viver sua primeira aventura.
Tomb Raider voltará em 2013
Colocar Lara de volta ao mapa dos gamers é uma tarefa árdua para a produtora. Após um bem recebido trailer naE3
2011, a empresa anunciou em maio que adiaria o lançamento para o
primeiro trimestre de 2013. O tempo extra para o desenvolvimento, no
entanto, pode ser bem-vindo para o jogo trazer a qualidade esperada
pelos fãs, ao mesmo tempo em que agrada aos novos jogadores
possivelmente em um primeiro contato com a franquia.
O fato de a personagem reaparecer mais nova ilustra bem a intenção de
renovação, mas a Crystal Dynamics também fez questão de se distanciar da
imagem sexista do jogo. Lara não mais se assemelha mais com uma atriz
pornô e nem aparece sempre em trajes provocantes, com apelo sensual em
cenas desnecessárias. Agora, ela é realista: uma jovem mulher tentando
sobreviver após um naufrágio em uma ilha cheia de mistérios.
O trailer de 2011 mostrou forte influência na série Uncharted, mas com cutscenes
dignas da Square Enix e sua franquia de maior sucesso, Final Fantasy.
Isso distancia um pouco da jogabilidade tradicional dos demais títulos
do universo Tomb Raider, baseada em plataformas, com pulos precisos e
malabarismos, e mecânica de tiros pouco intuitiva para os dias de hoje.
Mesmo assim, o Tomb Raider mais tradicional acabou por influenciar toda
a geração atual de games de aventura em terceira pessoa. Deixando de
lado os visuais do PlayStation 1, com os seios da protagonista formados
por triângulos, o primeiro jogo ainda é divertido, ainda mais na edição
Anniversary, com gráficos reformulados em alta definição.
O último capítulo da série oficial, Underwold, lançado em 2008, já
reuniu diversas melhorias, mas a franquia precisava de um tempo para
“respirar” e voltar repaginada. A primeira intenção para isso foi a
chegada em 2010 de Lara Croft: The Guardian of Light, um spin-off com visão isométrica e ação tipo arcade que recebeu diversos elogios. Com o reboot
simplesmente intitulado Tomb Raider, é bem possível que a arqueóloga
consiga, enfim, retomar seu posto de heroína principal dos videogames – e
sem apelar para o lado sensual.