sexta-feira, 16 de março de 2012

Vendas do novo iPad começam nesta sexta em dez países



O Novo iPad começa a ser vendido nesta sexta-feita (16) nos Estados Unidos, sua terra natal, com velocidade aprimorada - com 4G e processador turbinado -, além da comentada "Retina Display", uma tela com resolução acima da média.
Dez países do mundo recebem o aparelho: Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura, Suíça e Reino Unido. Não há previsão de lançamento no Brasil.
Na comparação com as versões anteriores, o novo iPad tem praticamente o mesmo tamanho, mudando apenas a profundidade (0,94 cm, contra 0,88 cm do anterior). Ele também é mais pesado, mas são apenas gramas de diferença - 635 e 662 g, contra modelos de 601 e 613 g da geração anterior. A tela se destaca pela resolução: são 2048 x 1536 pixels, o dobro das versões anteriores. Isso quer dizer que há o dobro de pixels disponíveis na imagem, tornando-a bem mais definida.
Ele será bem melhor para games, investindo em jogos "épicos" e de aventura, no estilo RPG - e não apenas aqueles do tipo fliperama ou dos mais simples como Angry Birds.
A câmera tem 5 megapixels - a mesma do iPhone 4S. Programas de foto, como o iPhoto, e vídeos gravados em HD, com 1080 pixels, também são bons atrativos.
O preço, nos Estados Unidos, varia entre o equivalente a R$ 880 (US$ 499) e (R$ 1.450) US$ 829), dependendo de quantos GB de espaço você quiser e se terá 4G ou não. Enquanto isso, o iPad 2 segue no mercado, a partir do equivalente a R$ 719 (US$ 399) nos Estados Unidos.

Novo iPad provoca fila em NY


O novo iPad provocou filas de fãs da Apple nesta sexta-feira (16), com a mais recente versão do tablet chegando às lojas de 10 países. Consumidores esperaram a abertura das portas para adquirir o novo aparelho no Reino Unido, França, Japão Hong Kong e Cingapura.

A terceira geração do iPad também chegou na Austrália, Alemanha e Suíça, e estará disponível aos fãs americanos às 8h desta sexta-feira (horário local), com mais 25 países recebendo o novo modelo daqui a uma semana.

Em Nova York, a loja da Apple na 5ª Avenida, em Manhattan, abriu à meia-noite para os fãs ansiosos, que esperaram até a madrugada desta sexta (16). Alguns até aproveitaram o interesse do público para tentar faturar algum dinheiro extra e entraram na fila só para vender o lugar mais tarde.

Cerca de 450 pessoas fizeram fila em frente à loja da Apple no centro de Tóquio. Alguns passaram a noite dormindo do lado de fora do estabelecimento para ser um dos primeiros a pôr as mãos no tablet. “Eu quero me exibir para os meus amigos”, disse Norio Nakayama, de 33 anos, em frente à loja da Apple no bairro de Shibuya. "Acho que vou dar o meu iPad velho a minha esposa”.

Em Londres, Dipak Varsani, de 21, chegou à fila em uma loja da Apple à 1h de sexta-feira (16), quase um dia antes da abertura das portas. “Essa versão é melhor do que os outros iPads por causa da resolução HD – você tem filmes e jogos com imagens mais claras. Eu vou usá-lo como um dispositivo multimídia".

Conheça as principais mudanças no Internet Explorer 10



Como o aplicativos Metro do Mozilla Firefox e do Google Chrome foram somente anunciados há algumas semanas, os internautas estão tendo a chance de realmente usar o Internet Explorer 10 no Windows 8 Consumer Preview.
O Internet Explorer 10 oferece navegação em tela cheia e controles sensíveis ao toque amigáveis, a experiência de uso é parecida com a de tablets e smartphones, mesmo em desktop ou em notebooks, apesar de ser menos intuitiva quando usamos um mouse.
No blog Building Windows 8, Rob Mauceri, gerenciador de programação do IE, explicou as mudanças que a décima versão do software traz e como a interface Metro é diferente. As novidades podem ser dividas em três categorias.

EstiloA primeira modificação aparente no IE 10 é que ele é exibido em tela cheia, “de ponta a ponta”, já que a barra de ferramentas fica oculta quando o usuário não precisa dela, algo parecido com o que acontece quando pressionamos a tecla F11 em um navegador. Os novos usuários precisarão se adaptar ao modelo.

A interface é bastante intuitiva em tablets, em que você pode mudar de tela deslizando os dedos para a direita ou esquerda. Já na versão do Windows 8 para PCs, duas flechas são exibidas quando o internauta passa o mouse pelos cantos direto ou esquerdo da tela, indicando, respectivamente, as opções avançar e voltar.
Clicar com o botão direito do mouse no navegador revela uma barra de navegação na parte inferior da tela, que pode ser usada para ir para digitar outro endereço; abrir novas abas ou alternar para outras já abertas.
Ao digitar um novo endereço, aparecem as “Telhas de Navegação”, que mostram os sites frequentemente visitados e aquele que você já associou para a tela inicial.

Conexão de Aplicativos e SitesComo o Metro tem uma interface no estilo web, Mauceri indica que isso “borra as fronteiras entre sites e aplicativos”. Isso fica aparente quando usamos o recurso Snap, que permite que a tela seja dividida por dois aplicativos. O IE10 pode ocupar a maior parte da tela com uma página web, enquanto o que parece com uma barra lateral pode conter outro app para e-mails ou mensagens instantâneas, por exemplo.

No IE10, o Charms é exibido no canto direito da tela com recursos Busca, usando sua ferramenta de pesquisas padrão; Configurações, oferecendo opções para o modo que o navegador se comporta; e Compartilhamento, que exibe “uma prévia rica do link com imagem, descrição e hyperlink” para os aplicativos que têm suporte, como é o caso do Mail. As telhas dos sites que são associados à tela inicial podem exibir informações dinâmicas como notificações ou mensagens se o site tive suporte a esse recurso.

Segurança e PrivacidadeO IE10 usa os mesmos recursos de segurança e privacidade do IE9. isso inclui SmartScreen, filtro XXS, Reputação de aplicativos, navegação InPrivate, proteção de rastreamento, e detecção recuperação de oscilações de conexão. No IE10, a navegação InPrivate apresenta algumas melhorias que permitem rodar abas individuais, o que previne que a navegação deixe caches, incluindo histórico ou cookies.

Outra novidade é o chamado "Enhanced Protected mode", que visa isolar o conteúdo de um site quando diversas abas estão abertas, prevenindo que uma página maliciosa acesse as suas outras abas.

Mudou para melhor?As drásticas mudanças na versão Metro do IE10 foram feitas por uma razão bastante específica: tornar a navegação mais acessível para dispositivos com telas sensíveis ao toque. Os usuários do Windows 8 em tablets devem considerar o navegador fácil de usar. Já quem não acessa a internet a partir de dispositivos móveis vai achar o aplicativo confuso e ineficiente, ao menos a princípio. Esses usuários irão achar a versão do navegador para desktops, que é muito parecida com as anteriores, uma escolha melhor.

Google prepara grande mudança em seu mecanismo de busca


O Google, que domina 66% das buscas, está prestes a fazer mudanças profundas em seu mecanismo de pesquisa. Dado o peso da empresa no tráfego para sites, as mudanças podem ter impacto profundo em toda a web. E, claro, aumento no lucro na empresa.
De acordo com reportagem do Wall Street Journal, ao longo dos próximos meses, o serviço vai responder às pesquisas na forma de fatos e respostas diretas, em vez de somente uma lista de links.
Isso não quer dizer que o Google vá modificar o tradicional sistema de busca por palavras-chave, que enumera os sites conforme as palavras que contém, o quanto outros sites apontam para ele, e vários outros critérios (muitos secretos). A empresa quer oferecer uma "busca semântica" – em que o contexto da pesquisa faz parte do processo, em busca de uma forma mais "natural" de entender o desejo dos usuários.
Amit Singhal, executivo de buscas, que o Google irá relacionar melhor as pesquisas com seu gigantesco banco de dados contendo milhões de "entidades" (pessoas, lugares e coisas) construído nos últimos dois anos.
O objetivo, diz Singhal, é que os resultados do Google sejam mais inteligentes. "Hoje cruzamos os dedos e esperamos que surja uma página com a resposta", diz.
Um exemplo do pretendido: ao pesquisar por uma cidade, o mecanismo irá retornar sua localização, temperatura média, atrações turísticas. Hoje, provavelmente recebe a página da cidade, um link para a Wikipedia e sugestões de fotos.
Para uma pergunta mais complexa, como "Qual os 10 maiores PIBs do mundo?", o Google daria o ranking, em vez de uma links para outros sites.
Tecnicamente, isso envolve uma mudança na forma como o Google analisa uma página. Hoje, o motor busca por palavras-chave. Com a busca semântica, ele vai caçar informações, dentro dessa página, ligadas à "entidade". Então, a partir da relevância desse site, o Google decide se esses dados serão apresentados ao internauta, e como.
De olho no Faceboook
De acordo com analistas consultados pelo WSJ, as alterações em seu principal produto fazem parte do objetivo do Google de evitar a ameaça do Facebook. A maior rede social do mundo também possui um maçiço banco de dados sobre marcas, lugares e pessoas, mas ainda não gerou nada muito útil em cima disso.

Além disso, ao apresentar mais dados, o Google espera que os internautas fiquem mais tempo, em vez de pular rapidamente para algum site. Com isso, também serão mais expostos aos links patrocinados, a principal fonte de renda da empresa.
De qualquer forma, não se trata de algo que vá acontecer do dia para a noite. A empresa diz que trata-se de um processo de melhoria constante, cujos resultados começarão a ser percebidos nos próximos meses.

Novo iPad começa a ser vendido na Austrália; ações disparam


O novo iPad, da Apple, começou a ser vendido na Austrália na madrugada desta sexta-feira (horário local), recebido por multidões de fãs ansiosos por adquirir o mais recente tablet da gigante norte-americana do setor de tecnologia.
Embora os números sejam inferiores aos de lançamentos de versões anteriores do iPad, os resultados sólidos refletem a demanda firme por produtos da Apple, ainda que analistas afirmem que a nova versão oferece apenas uma coleção de melhoras graduais, e não uma grande inovação tecnológica.
O lançamento ocorre pouco após as ações da Apple terem superado a barreira de 600 dólares, pela primeira vez, na quinta-feira na Nasdaq, embora tenham perdido parte do ímpeto depois disso.
Uma ação da Apple custa mais que o iPad dotado apenas de acesso Wi-Fi, cujo preço é de US$499 .
A corrida inicial pelas primeiras unidades da nova geração de iPads, vendidas globalmente, não aconteceu em uma das elegantes lojas da Apple em Sydney, mas do outro lado da rua, em uma loja da operadora de telefonia australiana Telstra. Duas lojas da Telstra abriram as portas pouco depois da meia-noite (horário local) para começar a vender o iPad, se adiantando em oito horas às lojas da Apple.
O gerente de construção David Tarsenko, 34, primeiro da fila para comprar um iPad, disse que desde que o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, mostrou a nova geração do tablet, ele mal podia esperar para comprá-lo. ”Quando Tim Cook fez o anúncio, parecia uma ferramenta mágica. Acho que me deixei convencer pela promoção”, disse.
O iPad de terceira geração da Apple -que oferece uma tela de alta definição e uma câmera de melhor qualidade- pode se conectar via redes móveis de alta velocidade 4G “LTE”, ou Long-Term Evolution. Mas a versão à venda não é compatível com a rede 4G da Telstra na Austrália.
Walt Mossberg e David Pogue, dois comentaristas conhecidos, elogiaram a nova tela do iPad. Mossberg disse que “usar a nova tela é como começar a usar óculos novos”, enquanto Pogue disse que ela tornava os textos “espantosamente nítidos”.
Os dois ressaltaram, porém, que o novo iPad não era um modelo totalmente novo, mas continha inovações técnicas suficientes para manter sua vantagem no mercado. ”A Apple não reformulou totalmente o iPad e nem acrescentou muitos recursos”, disse Mossberg, “mas o melhorou significativamente, sem alterar o preço”.