O novo iPad, da Apple, começou a ser vendido na
Austrália na madrugada desta sexta-feira (horário local), recebido por
multidões de fãs ansiosos por adquirir o mais recente tablet da gigante
norte-americana do setor de tecnologia.
Embora os números sejam inferiores aos de lançamentos de versões anteriores do iPad, os resultados sólidos refletem a demanda firme por produtos da Apple,
ainda que analistas afirmem que a nova versão oferece apenas uma
coleção de melhoras graduais, e não uma grande inovação tecnológica.
O lançamento ocorre pouco após as ações da Apple terem
superado a barreira de 600 dólares, pela primeira vez, na quinta-feira
na Nasdaq, embora tenham perdido parte do ímpeto depois disso.
Uma ação da Apple custa mais que o iPad dotado apenas de acesso Wi-Fi, cujo preço é de US$499 .
A corrida inicial pelas primeiras unidades da nova geração de iPads, vendidas globalmente, não aconteceu em uma das elegantes lojas da Apple em
Sydney, mas do outro lado da rua, em uma loja da operadora de telefonia
australiana Telstra. Duas lojas da Telstra abriram as portas pouco
depois da meia-noite (horário local) para começar a vender o iPad, se adiantando em oito horas às lojas da Apple.
O gerente de construção David Tarsenko, 34, primeiro da fila para comprar um iPad, disse que desde que o presidente-executivo da Apple,
Tim Cook, mostrou a nova geração do tablet, ele mal podia esperar para
comprá-lo. ”Quando Tim Cook fez o anúncio, parecia uma ferramenta
mágica. Acho que me deixei convencer pela promoção”, disse.
O iPad de terceira geração da Apple -que oferece
uma tela de alta definição e uma câmera de melhor qualidade- pode se
conectar via redes móveis de alta velocidade 4G “LTE”, ou Long-Term
Evolution. Mas a versão à venda não é compatível com a rede 4G da
Telstra na Austrália.
Walt Mossberg e David Pogue, dois comentaristas conhecidos, elogiaram
a nova tela do iPad. Mossberg disse que “usar a nova tela é como
começar a usar óculos novos”, enquanto Pogue disse que ela tornava os
textos “espantosamente nítidos”.
Os dois ressaltaram, porém, que o novo iPad não era um modelo totalmente novo, mas continha inovações técnicas suficientes para manter sua vantagem no mercado. ”A Apple não reformulou totalmente o iPad e nem acrescentou muitos recursos”, disse Mossberg, “mas o melhorou significativamente, sem alterar o preço”.
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