terça-feira, 27 de março de 2012

Cresce o número de reclamações de consumidores no Twitter




Em apenas um ano, o número de reclamações contra empresas no Twitter usando a hashtag #Fail cresceu de 56.778 para 272.181. Os dados são da E.life, empresa especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, que realizou um levantamento entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011 com o software E.life TweetMeter.


Conforme a empresa, o termo “fail” foi escolhido como critério por ser frequentemente associado às reclamações de consumidores na rede. Além de apontar o total de tweets com esse perfil, a companhia elencou as 14 categorias com maior volume de reclamações.

O setor de alimentos, incluindo restaurantes e marcas de alimentos e bebidas, foi o mais criticado pelos consumidores no Twitter, com 119.524 ocorrências. As reclamações referem-se às condições de conservação, a produtos com conteúdo diferente do rótulo, relatos de desagrado na primeira experiência de consumo, produtos estragados ou com objetos estranhos e até mesmo campanhas consideradas ofensivas e depreciativas.


Em segundo lugar, aparecem as operadoras de telefonia celular e fixa, com 56.740 queixas por cobertura insuficiente, falhas no sinal e atendimento insatisfatório. O estudo também encontrou reclamações de pós-compra, referentes especialmente à decepção com queda na qualidade do serviço; e comparações de preços de pacotes entre diferentes empresas do setor.


O ranking se completa com os setores de eletrônicos; bancos, seguradoras e cartões; provedores de Internet; navegadores de Internet; companhias aéreas; instituições de ensino; cosméticos e produtos de higiene; montadoras de automóveis; supermercados; aparelhos celulares; revistas; e produtos de limpeza.

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