terça-feira, 27 de março de 2012

Presidente da Apple vai à China resolver problemas


HONG KONG/BERLIM, 27 Mar (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, viajou à China para conversar com autoridades, tentando resolver diversos problemas no mercado de maior crescimento para sua companhia, da disputa pela marca iPad ao tratamento da mão-de-obra local.


Cook está realizando sua primeira viagem ao país desde que substituiu Steve Jobs, o co-fundador da Apple, em agosto, e cumprirá uma agenda sigilosa que na segunda-feira incluiu conversa com o prefeito de Pequim e uma visita a uma das duas lojas da Apple na capital chinesa.


"Tim vai se reunir com autoridades na China, que é muito importante para nós. Planejamos ainda mais investimento e crescimento aqui", disse Carolyn Wu, porta-voz da fabricante do iPhone, iPad e iPod naquele país.


Wu se recusou a revelar detalhes sobre a agenda completa de Cook, limitando-se a afirmar que ele teria novas reuniões com autoridades na terça-feira.


Cook foi fotografado sorrindo, por visitantes à loja da Apple. As fotos foram postadas em sites de redes sociais.


O novo presidente-executivo tem problemas sérios a resolver na China, que serve tanto como principal pólo industrial da Apple quanto como seu maior mercado potencial.


A China é o maior mercado mundial de telefonia móvel e já se tornou o segundo maior mercado para a Apple em termos brutos, mas a companhia vem perdendo terreno lá para a arquirrival Samsung Electronics, no segmento de celulares inteligentes, e ainda não lançou no país a versão mais recente de seu bem sucedido iPad.


No trimestre final de 2011, a Apple detinha três quartos do mercado chinês de tablets, e seu iPhone era o quinto celular inteligente mais vendido no país, de acordo com dados setoriais.


A Apple tem contratos com as operadoras de telefonia móvel China Telecom e Unicom para vender o iPhone no país; a terceira operadora chinesa, a China Mobile, está tentando fechar acordo com a companhia californiana.


Uma parceria com a China Mobile, a maior operadora chinesa de telefonia móvel, é entendida por muitos analistas como crucial para acelerar as vendas do iPhone na China, ainda que restem problemas de compatibilidade com a rede da companhia a resolver.

Samsung Galaxy Beam, com projetor embutido, virá para o Brasil por R$ 1.700



Durante a MWC 2012, a Samsung anunciou o Galaxy Beam, um smartphone com um mini-projetor embutido capaz de exibir imagens de até 10" em ambientes claros e até 50" em lugares com pouca luz.


A Samsung confirmou ontem, durante um fórum da América Latina que está acontecendo em Lima, Peru, que o Galaxy Beam virá também ao Brasil, pelo preço de R$ 1.700. A previsão é que ele aterrize em terras brasileiras no máximo até o final de junho. 


O Samsung Galaxy Beam possui um projetor de 15 lúmens, o que é bem pouco comparado a outros projetores portáteis simples, que utilizam em média 200 lúmens. Claro que a comparação é injusta, pois nenhum desde projetores possui as dimensões do Galaxy Beam e a finalidade do smartphone é obviamente diferente de um projetor comum, mas ainda assim a comparação serve para dar a ideia de sua potência.


Além do projetor embutido, o Galaxy Beam tem tela de 4" WVGA (800 x 480 pixels), processador dual-core de 1 GHz, câmera de 5 MP traseira capaz de gravar em 720p e 1,3 MP frontal, 8 GB de memória interna, bateria de 2.000 mAh e Android 2.3 Gingerbread. Sua espessura é de 12,5 mm


A escolha do Android 2.3 foi feita simplesmente para acelerar seu lançamento no mercado, mas a Samsung promete uma atualização para o Android 4.0 ICS até o final do ano.


Este é um aparelho que merece passar por testes e um review completo, pois possui o potencial para ser realmente diferente de outros concorrentes, mas detalhes como uma baixa autonomia da bateria ou um projetor ruim podem levá-lo facilmente ao fracasso, considerando seu preço. 

Cresce o número de reclamações de consumidores no Twitter




Em apenas um ano, o número de reclamações contra empresas no Twitter usando a hashtag #Fail cresceu de 56.778 para 272.181. Os dados são da E.life, empresa especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, que realizou um levantamento entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011 com o software E.life TweetMeter.


Conforme a empresa, o termo “fail” foi escolhido como critério por ser frequentemente associado às reclamações de consumidores na rede. Além de apontar o total de tweets com esse perfil, a companhia elencou as 14 categorias com maior volume de reclamações.

O setor de alimentos, incluindo restaurantes e marcas de alimentos e bebidas, foi o mais criticado pelos consumidores no Twitter, com 119.524 ocorrências. As reclamações referem-se às condições de conservação, a produtos com conteúdo diferente do rótulo, relatos de desagrado na primeira experiência de consumo, produtos estragados ou com objetos estranhos e até mesmo campanhas consideradas ofensivas e depreciativas.


Em segundo lugar, aparecem as operadoras de telefonia celular e fixa, com 56.740 queixas por cobertura insuficiente, falhas no sinal e atendimento insatisfatório. O estudo também encontrou reclamações de pós-compra, referentes especialmente à decepção com queda na qualidade do serviço; e comparações de preços de pacotes entre diferentes empresas do setor.


O ranking se completa com os setores de eletrônicos; bancos, seguradoras e cartões; provedores de Internet; navegadores de Internet; companhias aéreas; instituições de ensino; cosméticos e produtos de higiene; montadoras de automóveis; supermercados; aparelhos celulares; revistas; e produtos de limpeza.

Windows Phone perde em desafio e Microsoft pede desculpas a blogueiro



Funcionários de loja da empresa não admitiram derrota para Galaxy Nexus em campanha "meu smartphone comeu poeira do WP7".


A Microsoft está se desculpando por uma campanha de marketing do Windows Phone que deu errado, depois que um jornalista de tecnologia fez um telefone Windows "comer poeira" usando um aparelho Android.


Em suas lojas, a fabricante vem executando uma campanha "comeu poeira do Windows Phone", na qual os participantes são desafiados a usar seus smartphones para tentar bater o WP7 em tarefas básicas. Por exemplo, enviar SMS aos seus cônjuges, ver a previsão do tempo, ou encontrar restaurantes locais bem avaliados.


Na maioria das lojas, a Microsoft estava oferecendo 100 dólares para usuários que derrotassem o Windows Phone. Mas a empresa elevou a aposta numa loja em Santa Clara, oferecendo uma edição especial com notebook no valor de mais de 1000 dólares. É aí que o blogueiro Sahas Katta decidiu aceitar o desafio.


A tarefa de Katta era ver o clima em duas cidades diferentes. O Samsung Galaxy Nexus dele já tinha um par de widgets de tempo na tela inicial, um para San Jose e outro para Berkeley, cidades na Califórnia. Ele também configurou o telefone para ignorar a tela de bloqueio ao pressionar o botão de ligar – uma opção a partir da versão 2.3 do Android.


Quando o desafio começou, tudo o que Katta tinha a fazer era tocar no botão de energia. Embora um funcionário da loja com um Windows Phone estive perto, com dois blocos dinâmicos (Live Tiles) na tela de início, o desbloqueio instantâneo do Nexus Galaxy deu a vitória ao blogueiro.


Pedido de desculpas
O pessoal da loja Microsoft não admitiu, e afirmou que Katta tinha perdido. Depois de vários funcionários não conseguirem explicar por que, um outro funcionário entrou em cena e afirmou que o Nexus não ganhou porque seus locais de tempo estavam no mesmo Estado.


"Calmamente tentei argumentar que absolutamente ninguém disse sobre ter de mostrar dois Estados, mas percebi que os funcionários claramente não tinham nenhuma intenção de considerar-me vencedor", escreveu Katta.


A história atraiu muita atenção no mundo da tecnologia, após aparecer no site de agregação Techmeme. Nesta segunda (26), um gerente sênior da Microsoft (e auto-proclamado Evangelista Microsoft), Ben Rudolph, escreveu no Twitter que queria fazer as coisas direito, e prometeu a Katta um laptop, um WP7 e um pedido de desculpas.


O Verge também escreveu uma reportagem mostrando como a Microsoft instruiu os funcionários da loja para evitar certos desafios contra telefones específicos. Por exemplo, o HTC Status tem um sistema que permite fotografar e postar uma foto no Facebook de maneira ainda mais veloz que o Windows Phone. Por isso, houve a orientação de não desafiar usuários desse smartphone para essa tarefa.


Atualização
Em novo post, publicado segunda-feira (26/03) à noite, Sahas Katta disse ter passado em uma loja da Microsoft em Santa Clara, na Califórnia, para resgatar seus prêmios. Ele escolheu o notebook Folio 13, da HP, e o smartphone Lumia 800, da Nokia. Afirmou, porém, que, como está satisfeito com os dispositivos que possui, venderá os novos aparelhos no eBay e doará o montante obtido para a caridade.


No momento da publicação desta matéria, às 10h30, a maior oferta pelo computador era de 1025 dólares e pelo celular de 420 dólares

Palpiteros, rede social para fãs de futebol, tem Neymar como 'gandula'




Lançada hoje, rede quer ser ponto de encontro das torcidas durante partidas e tem meta de 6 milhões de usuários até final do ano.


Já pensou em ter em um mesmo local o tempo real dos jogos, seu prognóstico para o resultado, as notas que você e seus amigos dão para o desempenhos dos jogadores, do treinador e de cada setor do esquema tático do seu time e do time adversário e ainda ganhar pontos por isso e concorrer a prêmios? É o que promete a rede social Palpiteros.com, lançada hoje em São Paulo, com a presença do craque Neymar, embaixador oficial dos palpiteiros do Brasil.


A aposta é ousada: ser a maior rede de torcedores de futebol do mundo. Idealizada pelo brasileiro Eduardo Ruschel, e administrada por ele e outros dois companheiros, Araken Leão e Dayyán Morandi, a rede tem por trás um grupo de investidores de área de tecnologia, cujo nome não foi revelado, que pretende levá-la para países europeus e da América do Sul até o fim do ano. Razão pela qual ganhará, até 2013, versões em espanhol, inglês, alemão e italiano. O próprio nome, Palpitero, sem o "i" da palavra em português, está relacionado aos planos de expansão para países de língua espanhola a partir do segundo semestre.


"As metas são ter 6 milhões de usuários até o fim de 2012, o que, se realizado, poderá fazer dela a rede social de crescimento mais rápido em todo o mundo, 10 milhões até a Copa das Confederações, em 2013, 30 milhões na Copa do Mundo de 2014", afirma Ruschel.


Ao ingressar na rede – usando ou não o login de redes sociais como Facebook e futuramente Twitter, Pinterest, Google+, etc – todo palpiteiro recebe status de "gandula" e vai subindo na hierarquia futebolística a medida em que vai somando pontos, ganhos a cada palpite correto. O desempenho nos palpites formará um ranking de conhecedores de futebol, e para provar que o torcedor realmente entende do que fala, ele ganhará ainda medalhas e o direito a prêmios como chuteiras, camisas autografadas etc.


Um dos principais jogadores em atividade no país, Neymar também começa como "gandula". Durante a apresentação da rede, ele disse que irá desafiar "muita gente" para ver quem é melhor palpiteiro, mas especialmente seu companheiro de clube Ganso e o atacante Lucas, do São Paulo.


Cartão vermelho
Para evitar que o debate quente da mesa de bar descambe para as ofensas pessoais e comentários acima do tom, contra a honra, ou comportamento que incite à violência no mundo real, a Palpiteros.com terá um sistema de denúncias de falta graves, punidas com cartões amarelos e vermelho. "Acima de um certo número de denúncias para um mesmo post, o palpiteiro pode ser expulso da rede e impedido de voltar a ingressar nela por algum tempo", explica Araken Leão.


A rede, já no ar, inicia as atividade com jogos de quatro campeonatos regionais (Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro), Copa do Brasil e Libertadores. A partir de maio, entram em campos as séries A e B do Brasileirão. "A cobertura, inclusive o tempo real do jogos, será para todos os clubes participantes do torneio", diz Araken.


"A Palpiteros é uma rede social sem dispersão na timeline, com todos os usuários envolvidos no mesmo assunto, o que deve tornar os comentários e discussões, antes, durante e depois das partidas muito mais intensos e contagiantes", diz Araken. Para não segregar, todos os comentários feitos na rede podem ser publicados simultaneamente no Twitter e no Facebook.


Os sócios não revelam quanto investiram no empreendimento, que já nasce com cinco patrocinadores: Guanará Antártica, Toddy, salgadinhos Torcida (Pepsico), Nissan e Netshoes. O modelo de negócio inclui a negociação de PowerPages – páginas dedicadas a celebridades, jogadores, clubes, comentaristas, veículos especializados e, principalmente, marcas, que poderão usar o espaço para ações e marketing social.


Ah! Importante. Antes de aderir à rede, leia com atenção a política de privacidade. Ela lembra, sutilmente, que apesar de se posicionar como uma "mesa de bar online", onde o debate sobre futebol corre solto, a rede social é um local público e tudo o que é dito nela fica guardado. Para não correr o risco de ser expulso, tenha sempre em mente que criticar não é ofender. A escolha do texto certo é essencial. É recomendável também ser criterioso com as informações pessoais que você disponibiliza lá.


Leia com atenção também os termos de uso do serviço. Nele você conhecerá as regras do jogo. Ficará sabendo que deverá se responsabilizar pelos direitos dos conteúdos postados. E em que situações poderá receber cartões verde (de torcedor de boa conduta), amarelo (que está sob observação dos participantes e administradores da rede) e vermelho (expulso por conduta inadequada).

Microsoft e Nokia gastam US$ 24 mi para ampliar criação de apps




Microsoft e Nokia anunciaram nesta segunda (26/3) que irão investir 12 milhões de dólares cada em um novo programa de desenvolvimento de aplicativos móveis, chamado App Campus, promovido pela Universidade Aalto, na Finlândia.


Segundo informações do portal Tech Crunch, o programa, que começará em maio, terá maior foco em desenvolver aplicativos para a plataforma Windows Phone, mas também serão criados apps para os sistemas que a fabricante finlandesa de smartphones ainda usa em seus aparelhos, como o Symbian e o Series 40.


A Universidade de Aalto afirmou que fará "uma contribuição significativa para o projeto fornecendo infraestrutura, serviços de treinamento, e acesso tanto às redes acadêmicas, como às corporativas, para preparar desenvolvedores de apps". A universidade, a Nokia e a Microsoft esperam receber "milhares" de propostas de startups desenvolvedoras de aplicativos de todo o mundo, não apenas da Finlândia.


O investimento das companhias não é uma surpresa, já que o CEO da Nokia, Stephen Elop, fala com frequência da "guerra de ecossistemas" no mercado mobile e considera os aplicativos um fator importante da equação de crescimento de uma empresa desse ramo. Atualmente, o Windows Phone tem menos de 5% das vendas de smartphones, e enquanto os concorrentes Android e iOS têm quase meio milhão de apps disponíveis em suas respectivas lojas virtuais, a Microsoft oferece cerca de 70 mil aplicativos para sua plataforma móvel.

Google homenageia arquiteto Mies van der Rohe



O Google homenageia, nesta terça-feira (27), os 126 anos de nascimento do arquiteto alemão Mies van der Rohe. Por isso, ao entrar na página inicial de buscas, a logo apresentada é uma versão de um dos seus projetos, o Crown Hall, desenvolvido por ele.


Mies van der Rohe nasceu na cidade de Aachen, em 27 de março de 1886, mas acabou se naturalizando americano. O arquiteto foi professor da escola de design Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, dedicado à arquitetura funcionalista.


O arquiteto deixou a Bauhaus, enquanto era diretor da Bauhaus, por conta da ascensão do governo nazista na Alemanha. Ele se instalou nos Estados Unidos em 1937.

O Crown Hall, reproduzido no Doodle, foi projeto em 1956. 

O arquiteto faleceu aos 83 anos, em 1969, por conta de uma pneumonia.

Angry Birds Space é baixado 10 milhões de vezes em três dias



O lançamento de "Angry Birds Space" confirmou o sucesso dos pássaros da Rovio. De acordo com uma mensagem divulgada pela Rovio através do Twitter , o novo game dos pássaros raivosos foi baixado 10 milhões de vezes, em menos de 3 dias desde seu lançamento.


Tal como no jogo original, em "Angry Birds Space" seu objetivo é utilizar estilingues para lançar os pássaros em áreas variadas do cenário. Agora, porém, você deve observar elementos como gravidade, inércia de objetos em movimento e a órbita dos planetas, detalhes que exigirão mais atenção a cada rodada.


"Angry Birds" foi lançado em dezembro de 2009 para iPhone, ganhando versões para PC, PlayStation 3 e outras plataformas posteriormente. Além da versão original, também está disponível a edição temática "Angry Birds Rio", criada para acompanhar o lançamento da animação "Rio".


A febre "Angry Birds" não ficou restrita apenas aos videogames e aparelhos móveis. Na China, há um parque em que os jogadores utilizam um estilingue maior do que o normal para disparar pássaros e destruir bexigas que representam os porcos da série.

Novidades a respeito do game GTA 5 surgem na internet




Novos rumores apontam novidades sobre o jogo Grand Theft Auto 5, ou simplesmente GTA 5. De acordo com supostas informações de um ex-funcionário da Rockstar North, que foram postadas em um fórum do Gamespot, trazem novidades a respeito do GTA 5, entre elas a informação de que o jogo terá apenas um personagem jogável, isso mesmo, o usuário poderá apenas jogar com o personagem Albert da Silva, o moço apresentado no trailer oficial do game.



Como já informamos aqui, Albert, ou Alberto, irá fazer parte de uma facção criminosa originária de Vice City. Além desta informação, o ex-funcionário da empresa criadora do game, informou que o mapa do jogo será cinco vezes maior que o da versão anterior e será dividido em três partes.


A cidade base do game, Los Santos ocupará quase que a metade do mapa do jogo, a outra parte ficará com as demais localidades. Ainda de acordo com as informações prestadas neste fórum, o game  trará uma enorme variedade de aviões, veículos e armas que estarão à disposição dos gamers.
Como também informamos aqui neste site, o jogo trará a versão multiplayer, mas agora sabemos que essa função poderá ser usada por até 32 jogadores para a versão em videogames, já para o PC, esse número estaria sendo revisto; isso tudo vale lembrar conforme dados postados no fórum pelo ex-funcionário da Rockstar.


Ainda com tais informações, os jogadores poderiam forma grupos, aos quais seriam classificados por reputação e assim poderiam também executar tarefas diversas como, por exemplo, roubar dados sigilosos ou armas militares.
Sendo assim, sem mais informações, resta-nos mais uma vez aguardar o lançamento do game, que está previsto para 2013.

Tim Cook admite aumento do investimento na China




“A China é muito importante para nós e no futuro prevemos um maior investimento e crescimento aqui”, disse Carolyn Wu, porta-voz da Apple na China, citado pela “BBC News”.


A empresa tecnológica não avançou mais detalhes sobre os seus encontros com as autoridades chinesas.


Esta é a primeira viagem de Tim Cook à China desde que assumiu o cargo de CEO da Apple após a morte de Steve Jobs, em Outubro de 2011.


Os analistas indicam que o investimento adicional na China deverá acontecer na forma da abertura de mais lojas, entre outras coisas, de acordo com a "BBC News".


Actualmente a Apple tem cinco lojas na China e uma em Hong Kong, apesar de alguns produtos da Apple se poderem encontrar noutros revendedores. De momento, o iPhone da Apple é vendido por duas empresas de telecomunicações na China, a China Unicom Hong Kong e a China Telecom.


Os produtos da Apple são muito procurados no país asiático e as filas enormes observadas à porta das lojas da Apple, em Pequim, no lançamento do iPhone 4S foram um bom exemplo disso.


A visita de Tim Cook à China acontece também numa altura em que a Apple enfrenta batalhas judiciais em torno dos direitos de propriedade intelectual, bem como desafios laborais com os seus fornecedores chineses, de acordo com a "BBC News".


A Apple encontra-se actualmente envolvida numa disputa legal na China em torno do nome da marca iPad com a empresa chinesa Proview International Holdings.

TV com comando por voz e gestos "acaba com controle remoto"



A Samsung apresentou no Samsung Latin Forum 2012 em Lima, no Peru, suas novas televisões inteligentes das séries 8000 e 7000. O diferencial dos aparelhos está nas três novas tecnologias smart de interação, conteúdo e evolução. "Começamos a acabar com o controle remoto", resumiu Silvio Stagni, vice-presidente corporativo de Marketing, Vendas e Produtos no Brasil.
A observação é uma referência aos novos sistemas interativos de comando dos televisores, que podem ser operados por voz ou por movimentos. No primeiro caso, há mais de 30 idiomas disponíveis, entre eles o português. A demonstração no fórum, nesta segunda-feira, incluiu os comandos "olá, tevê", para ligar o aparelho e funções como mudar de canal: "um canal a mais", "canal 27". "Diminuir volume" e "aumentar volume" também são atos executados com instruções simples.
O reconhecimento de voz está habilitado também em um controle remoto especial, vendido separamente, que poderia acionar o aparelho mesmo em cômodos diferentes da casa. Os comandos dados diretamente à TV são interpretados graças a dois microfones, localizados na parte superior do aparelho, de cada lado da câmera. Eles e ela também são usados para videochamadas, tanto com Skype quando via Google+ Hangouts, disponíveis com o download dos respectivos aplicativos.
A câmera é responsável por captar os movimentos de controle interpretados pelo televisor. Em uma sala de demonstração, um representante movia a mão espalmada para controlar, na tela, um cursor em formato de flecha - como a que aparece no monitor do computador ao se operar o mouse. Para selecionar a opção no menu, a mão espalmada era fechada. Para voltar ao menu anterior, bastava girá-la, espalmada, no sentido anti-horário. Na parte inferior da tela um rodapé com legendas aparecia quando a TV era comandada por gestos.
O terceiro recurso de interatividade inaugurado no modelo ES8000 de smart TV da Samsung é o reconhecimento facial. Com ele, é possível alterar o usuário do aparelho, o que permite que cada membro da família, por exemplo, tenha o televisor configurado de acordo com as suas necessidades - e os pais podem, igualmente, limitar o acesso dos filhos a determinadas funções.
TVs atualizadas por quatro anos
A funcionalidade Smart Evolution é outro destaque das TVs inteligentes apresentadas em Lima pela Samsung. Os modelos novos vêm, a partir de 2012, com uma entrada na parte traseira para o chamado Kit Evolution. A placa, lançada anualmente a partir de 2013, permitirá aos usuários atualizar o software e o hardware do televisor. Assim, em vez de comprar um novo aparelho, ele terá o seu atualizado com as tecnologias mais recentes.
No vídeo de demonstração exibido na abertura do evento no Peru, uma televisão dual-core poderia depois ser atualizada para ser quad-core, e um modelo 2D poderia ser transformado em 3D. "Fizemos uma pesquisa e descobrimos que a maioria das pessoas costuma trocar suas televisões a cada quatro anos", explica Rafael Cintra, gerente sênior de TV, Áudio e Vídeo no Brasil, sobre a validade máxima da capacidade Smart Evolution dos aparelhos.
Angry Birds e conectividade
Na parte de conteúdo, as novidades de Smart Content das televisões da Samsung em 2012 têm três frentes principais: os Signature Services - Family, Fitness e Kids -, o AllShare Play, e os aplicativos, entre os quais se destaca o jogo Angry Birds, que estreia em televisores pelos aparelhos da sul-coreana.
Os apps para TVs inteligentes, segundo a Samsung, já somariam mais de 1,4 mil, número que deve crescer graças aos 25 mil desenvolvedores independentes que a companhia tem criando softwares para seus aparelhos. De acordo com a empresa, há dois anos eram cerca de 550 desenvolvedores. O AllShare Play tem como palavra-chave a conectividade, já que nova versão do AllShare permite compartilhamento e acesso de conteúdos entre dispositivos móveis e TVs inteligentes da Samsung.
Dentro dos Signatures Services, o pacote Family permite troca de mensagens pelo televisor e por smartphones ou tablets com o Chat On. O pacote Fitness consegue trocar informações sobre atividades físicas com diferentes dispositivos, e pode captar, por exemplo, o peso medido por uma balança com conexão wireless. O pacote Kids oferece atividades educativas e jogos, que podem ser monitorados pelos pais.
Preços e mais modelos
As TVs das séries 8000 e 7000 chegam às lojas entre maio e junho. O modelo topo de linha da Samsung no mundo, o ES8000, com 55 polegadas, custará R$ 9.999, e vem com quatro óculos 3D, além de dois controles remotos (comum e para navegação na web) e um conector para comandar o set-top box da TV paga também a partir de voz e gestos. A versão de entrada da série 7000, com 46 polegadas, sairá por R$ 6.399. O lançamento de um modelo de 75 polegadas ainda estaria em estudo, e depende de a empresa perceber demanda por eletrônico similar.
Em 2012, além das novidades inteligentes, a Samsung vai atualizar toda a linha de televisores. O ano deve encerrar com 41 modelos à disposição dos brasileiros, sendo dois com tela LCD, seis com tela plasma e 33 com tela LED. "Em 2010 foi a vez de as smart TVs crescerem, em 2011 foi o 3D, e em 2012 é o LED que fomentará a demanda por televisores", afirma Cintra. Sobre as expectativas de venda, a sul-coreana não dá números, apenas informa que quer se manter na liderança - seus dados são de 28% de market share do segmento de TVs, e de 34% considerando as vendas de modelos LED, o equivalente a 3,3 milhões de aparelhos.