terça-feira, 27 de março de 2012

Palpiteros, rede social para fãs de futebol, tem Neymar como 'gandula'




Lançada hoje, rede quer ser ponto de encontro das torcidas durante partidas e tem meta de 6 milhões de usuários até final do ano.


Já pensou em ter em um mesmo local o tempo real dos jogos, seu prognóstico para o resultado, as notas que você e seus amigos dão para o desempenhos dos jogadores, do treinador e de cada setor do esquema tático do seu time e do time adversário e ainda ganhar pontos por isso e concorrer a prêmios? É o que promete a rede social Palpiteros.com, lançada hoje em São Paulo, com a presença do craque Neymar, embaixador oficial dos palpiteiros do Brasil.


A aposta é ousada: ser a maior rede de torcedores de futebol do mundo. Idealizada pelo brasileiro Eduardo Ruschel, e administrada por ele e outros dois companheiros, Araken Leão e Dayyán Morandi, a rede tem por trás um grupo de investidores de área de tecnologia, cujo nome não foi revelado, que pretende levá-la para países europeus e da América do Sul até o fim do ano. Razão pela qual ganhará, até 2013, versões em espanhol, inglês, alemão e italiano. O próprio nome, Palpitero, sem o "i" da palavra em português, está relacionado aos planos de expansão para países de língua espanhola a partir do segundo semestre.


"As metas são ter 6 milhões de usuários até o fim de 2012, o que, se realizado, poderá fazer dela a rede social de crescimento mais rápido em todo o mundo, 10 milhões até a Copa das Confederações, em 2013, 30 milhões na Copa do Mundo de 2014", afirma Ruschel.


Ao ingressar na rede – usando ou não o login de redes sociais como Facebook e futuramente Twitter, Pinterest, Google+, etc – todo palpiteiro recebe status de "gandula" e vai subindo na hierarquia futebolística a medida em que vai somando pontos, ganhos a cada palpite correto. O desempenho nos palpites formará um ranking de conhecedores de futebol, e para provar que o torcedor realmente entende do que fala, ele ganhará ainda medalhas e o direito a prêmios como chuteiras, camisas autografadas etc.


Um dos principais jogadores em atividade no país, Neymar também começa como "gandula". Durante a apresentação da rede, ele disse que irá desafiar "muita gente" para ver quem é melhor palpiteiro, mas especialmente seu companheiro de clube Ganso e o atacante Lucas, do São Paulo.


Cartão vermelho
Para evitar que o debate quente da mesa de bar descambe para as ofensas pessoais e comentários acima do tom, contra a honra, ou comportamento que incite à violência no mundo real, a Palpiteros.com terá um sistema de denúncias de falta graves, punidas com cartões amarelos e vermelho. "Acima de um certo número de denúncias para um mesmo post, o palpiteiro pode ser expulso da rede e impedido de voltar a ingressar nela por algum tempo", explica Araken Leão.


A rede, já no ar, inicia as atividade com jogos de quatro campeonatos regionais (Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro), Copa do Brasil e Libertadores. A partir de maio, entram em campos as séries A e B do Brasileirão. "A cobertura, inclusive o tempo real do jogos, será para todos os clubes participantes do torneio", diz Araken.


"A Palpiteros é uma rede social sem dispersão na timeline, com todos os usuários envolvidos no mesmo assunto, o que deve tornar os comentários e discussões, antes, durante e depois das partidas muito mais intensos e contagiantes", diz Araken. Para não segregar, todos os comentários feitos na rede podem ser publicados simultaneamente no Twitter e no Facebook.


Os sócios não revelam quanto investiram no empreendimento, que já nasce com cinco patrocinadores: Guanará Antártica, Toddy, salgadinhos Torcida (Pepsico), Nissan e Netshoes. O modelo de negócio inclui a negociação de PowerPages – páginas dedicadas a celebridades, jogadores, clubes, comentaristas, veículos especializados e, principalmente, marcas, que poderão usar o espaço para ações e marketing social.


Ah! Importante. Antes de aderir à rede, leia com atenção a política de privacidade. Ela lembra, sutilmente, que apesar de se posicionar como uma "mesa de bar online", onde o debate sobre futebol corre solto, a rede social é um local público e tudo o que é dito nela fica guardado. Para não correr o risco de ser expulso, tenha sempre em mente que criticar não é ofender. A escolha do texto certo é essencial. É recomendável também ser criterioso com as informações pessoais que você disponibiliza lá.


Leia com atenção também os termos de uso do serviço. Nele você conhecerá as regras do jogo. Ficará sabendo que deverá se responsabilizar pelos direitos dos conteúdos postados. E em que situações poderá receber cartões verde (de torcedor de boa conduta), amarelo (que está sob observação dos participantes e administradores da rede) e vermelho (expulso por conduta inadequada).

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