segunda-feira, 8 de julho de 2013

Estudante de design cria uma câmera SLR com impressora 3D

Um recém-formado estudante de design interessado em modelagem e impressão em 3D criou uma câmera SLR completamente funcional que você pode imprimir gastando apenas 30 dólares em materiais.
A câmera tem todo o corpo moldado a partir de peças impressas em 3D e, no site Instructables, o designer mostra o passo a passo para montar o equipamento. O site ainda disponibiliza os arquivos para a impressão de cada uma das peças necessárias no processo.O modelo impresso de câmera é compatível com todos os tipos de lentes e tem um compartimento bem protegido contra luminosidade para colocar os rolos de filme em 35 mm.
A OpenReflex não substitui a experiência de fotografar com uma câmera convencional, e as fotografias com desse modelo têm aparência e aspecto diferentes em relação às imagens capturas nas antigas SLR.Porém, o modelo pode ser aperfeiçoado conforme outros profissionais, designers e fotógrafos modificarem o projeto original da OpenReflex. Para imprimir você mesmo a sua própria câmera fotográfica, confira todas as etapas do processo no site disponibilizado pelo jovem graduado.



LG deve anunciar novo smartphone no dia 7 de agosto



No dia sete do mês de agosto, um evento da LG vai acontecer em Nova York e isso está chamando a atenção de muita gente, já que é bem provável que um novo aparelho seja lançado na ocasião. No entanto, não havia pistas de qual era o verdadeiro objetivo da companhia, já que ela estava se comportando de maneira muito discreta.Contudo, o convite para o evento e um vídeo teaser que foi postado no YouTube (confira abaixo) fazem com que a intenção da LG fique em evidência. Em primeiro lugar, a imagem acima conta com um espaço em que um smartphone pode ser encaixado com facilidade. Enquanto isso, a filmagem conta com diversas mensagens em que um tal de “G” diz que você é perfeito para ele.Portanto, é possível concluir que a companhia vai utilizar o evento no próximo mês para anunciar o já comentado “LG G2” — que pode ser apresentado ao público com outro nome. Sobre o provável smartphone, não se sabe muito, a não ser que ele deve utilizar um processador Snapdragon 800 e que a resolução de imagem deve ser Ultra HD.Dessa maneira, para maiores informações, vai ser necessário esperar pelo pronunciamento oficial da LG que vai ser feito no próximo mês. E, pensando nisso, você acha que a LG pode anunciar um produto que coloque a sua marca em uma posição mais relevante no mercado de smartphones?


Samsung registra lucro recorde, mas vendas do Galaxy S4 desaceleram

A empresa sul-coreana Samsung, líder mundial entre os telefones celulares, anunciou nesta sexta-feira que prevê resultado recorde no segundo trimestre, apesar da desaceleração das vendas do Galaxy S4 em um mercado muito competitivo e quase saturado.A Samsung, fabricante de quase 25% dos celulares do mundo, espera um aumento de mais de 50% do lucro em ritmo anual, entre 9,3 e 9,5 trilhões de wons (8,2 a 8,3 bilhões de dólares), no período abril-junho.Mas os analistas projetam um lucro superior a 10 trilhões de wons graças ao sucesso do S4, lançado no fim de abril, que já vendeu 20 milhões de unidades, 10 milhões deles em pouco mais de um mês.A Samsung investiu pesado para tentar convencer o consumidor a optar pelo S4, ao invés do iPhone 5 da americana Apple.Mas as vendas do S4, assim como de outras marcas, começou a desacelerar fortemente, de acordo com Lee Seung-Woo, analista da IBK Investment and Securities.Ao contrário da Apple, a Samsung também está presente nas áreas de telefones celulares médios e pequenos, muito populares nos países emergentes. Mas enfrenta a forte concorrência dos fabricantes chineses.No primeiro trimestre do ano foram vendidos 216,2 milhões de smartphones. Com 32,7% do mercado, a Samsung supera amplamente a Apple (17,3%), segundo a consultoria IDC.

Recurso de busca do Facebook chega a usuários da versão norte-americana

O recurso de busca, Graph Search, do Facebook chega a todos os usuários que usam a versão em inglês norte-americanos do site.Esta busca permite que o usuário pesquise fotos antigas, recomendações de forma mais rápida. Além disso, os usuários serão capazes de fazer perguntas específicas, como "qual dos meus amigos vivem no Rio de Janeiro?"O sistema apresentado em janeiro de 2013 mostra resultados baseados em conteúdos que o usuário curtiu, músicas, lugares, vídeos, fotos e interesses.O Graph Search também está integrado com o Bing, da Microsoft, o que significa que irá oferecer resultados de busca na web, se não puder encontrar nada na timeline do usuário.De acordo com o The New York Times, a nova ferramenta ainda está longe de ser perfeita: ainda não pode encontrar informação em atualizações de status, não se pode utilizar dados de aplicativos de terceiros (mesmo Instagram), e  não está disponível no Facebook para aplicativos móveis.As informações são do site Mashable e do New York Times.

Com 50 milhões de visualizações, gamer bate Psy e Miley Cyrus

Felix Kjellberg não é internacionalmente famoso como o cantor sul-coreano Psy, de Gangnam Style, nem a atriz americana Miley Cyrus, de Hannah Montana. Mas, no YouTube, o jovem sueco de 23 anos faz mais sucesso. Ele é dono do canal PewDiePie, o mais visto do site de vídeos atualmente, segundo estatística do Tubefilter divulgada pelo The Guardian.Na semana entre 27 de junho e 3 de julho, Kjellberg teve quase 50 milhões de visualizações, à frente do canal de música turco Muyap (45,6 milhões) e de outro canal de games, o Sky Does Minecraft (35,5 milhões). Psy aparece em quarto na lista, com 27,6 milhões na semana, e Miley Cyrus fica em oitavo lugar, com 19,1 milhões. A boyband britânica One Direction está em sexto, com 22,3 milhões.Kjellberg se define como "só um cara da Suécia que gosta de rir e fazer os outros rirem. Compartilhando momentos de jogos no YouTube com meus 'manos'". Os vídeos misturam capturas de games com comentários do autor, e têm legendagem em inglês, em fonte artística. Mas mais do que o número de visualizações dos vídeos, o que é chamativo, segundo o The Guardian, é o número de assinantes que o PewDiePie tem e está ganhando. Na semana da pesquisa foram 349 mil a mais, somando hoje 9,8 milhões no total. Psy tem 6 milhões. O canal mais assinado é o Smosh, de comédia, com mais de 11 milhões de assinantes.Canais como o de Kjellberg têm atraído cada vez mais os usuários que o Google chama de Gen C, uma referência à geração que com hábito de "criação, curadoria, conexão e comunidade". Em um estudo do gigante das buscas publicado no site Think Insights em março, o Google diz que a Gen C é "duas vezes mais propensa a ser um usuário do YouTube do que a população em geral - e 40% mais propensa a ser apenas uma espectador leve de TV".O estudo também sugere que esses usuários do site de vídeos estão assistindo cada vez mais coisas nos seus dispositivos móveis. "O YouTube tem o mesmo alcance, com a Gen C, nos smartphones que tem no desktop. Na verdade, 80% da Gen C que tem smartphone assiste (vídeos no) YouTube".

Os recursos do iOS7 que a Apple criou para o mercado corporativo



Silenciosamente, a Apple liberou mais algumas informações sobre o iOS 7 e o papel que o novo OS terá na vida dos usuários empresariais e dos profissionais corporativos de TI. Em uma nova página sobre o iOS 7 e negócios em seu site, a Apple lista nove recursos empresariais e corporativos. A maior parte destes recursos foi abordada durante a palestra na WWDC tanto recursos descritos de forma explícita quanto itens exibidos em slides durante a palestra embora alguns pareçam ser novos recursos que a Apple não havia mencionado ou discutido publicamente.Este é um dos recursos que não foram anteriormente discutidos em público, sendo algo como um divisor de águas.A maioria dos aplicativos do iOS permite que o usuário abra os arquivos em outros aplicativos o exemplo mais comum é selecionar um anexo do e-mail e escolher um aplicativo para visualizar, editar ou salvar tal arquivo ou documento.O gerenciamento do "Abrir com" permite que a TI controle quais aplicativos o usuário vê quando utiliza a opção de compartilhar ou "Abrir com". Isto significa que, mesmo sem uma solução de conteinerização para proteger os dados corporativos, os departamentos de TI podem manter os dados empresariais em aplicativos relacionados à empresa.Uma faceta interessante deste recurso é que a TI poderá definir as opções do "Abrir com" por aplicativo ou por conta de usuário, o que oferece muita flexibilidade. Isto pode assegurar que qualquer dispositivo provisionado com um aplicativo específico receba uma política global relacionada ao seu conteúdo, e também oferece controle sobre como os anexos do e-mail (e, provavelmente, os anexos do calendário) serão manuseados.Isto permite que a TI faça configurações de VPN muito mais granulares. Já que apenas aplicativos específicos podem obter acesso à rede corporativa, e a capacidade de aqueles aplicativos transferirem arquivos ou dados a outros aplicativos não gerenciados pode ser restringida, esta abordagem realmente aumenta a segurança da rede. Ela também melhora a experiência e privacidade do usuário, já que dados não empresariais não tocam a rede corporativa.A Apple disponibilizou agora alguns dos mecanismos de seu novo modelo de licenciamento de aplicativo, que parece se adequar muito bem às necessidades das empresas e empregados com dispositivos BYOD. As empresas podem comprar pacotes de aplicativos e atribuí-los aos usuários. O usuário registra o aplicativo em seu dispositivo, utilizando seu Apple ID pessoal, o qual não é transmitido para sua empresa, e o aplicativo fica disponível em qualquer dispositivo que ele possua ou utilize, assim como acontece quando ele adquire seus próprios aplicativos. Quando o empregado deixa a empresa ou muda de cargo, as licenças para o aplicativo podem ser revogadas e reatribuídas. A Apple também está tornando possível que a TI use as ferramentas MDM para inserir aplicativos diretamente nos dispositivos do usuário.A Apple também está expandindo o processo de gerenciamento de aplicativos para tratar ebooks de sua iBookstore como aplicativos (um recurso já disponível para escolas), e para que suporte licenças de aplicativos Mac.A Apple está adicionando várias novas capacidades MDM ao iOS, bem como novas opções para consultar dispositivos. A empresa lista a capacidade de configurar aplicativos gerenciados, instalar fontes, configurar opções de acessibilidade, configurar a impressão usando o AirPrint, e criar listas brancas de dispositivos do AirPlay -- predominantemente Apple TVs -- que um usuário pode acessar para exibir conteúdo ou reproduzir áudio. A Apple provavelmente tem guardada uma gama mais ampla de novas capacidades, das quais vamos saber quando estivermos próximos da (ou na) data de lançamento do iOS 7Este foi um dos recursos observados em um slide na palestra da WWDC e não estava claro, até agora, o que ele poderia ser. A Apple, aparentemente, está permitindo que os usuários se conectem a um servidor MDM a partir do assistente de configuração do iOS, em vez da necessidade de instalar no dispositivo um aplicativo MDM ou um agente. Já que o perfil MDM de um usuário pode conter muitas informações de instalação, parece que usar esta opção poderia configurar completamente um dispositivo para um usuário e pular grande parte do processo de configuração.Isto é ótimo para os usuários que estão obtendo novos dispositivos, mas também poderia ser bom para o pessoal da TI que precisa preparar um dispositivo antes de atribuí-lo a um usuário. A Apple também diz que a "TI agora pode supervisionar os dispositivos pelo ar, possibilitando controles adicionais para instalações altamente gerenciáveis." Isto implica que a Apple estará estendendo funcionalidades que atualmente requerem ligação exclusiva do utilitário Configurador da Apple aos sistemas MDM.Este é bem autoexplicativo. Quando o usuário inicia aplicativos que acessam a rede ou recursos na nuvem, e que suportam o single sign on, ele é solicitado a autenticar apenas a primeira conexão. Curiosamente, pegaram um recurso que é bastante comum, de fornecedores individuais de gerenciamento móvel, e o centralizaram como um recurso consistente do iOS.Como disse em minha cobertura anterior, a Apple tem disponibilizado capacidades de criptografia para desenvolvedores iOS desde a versão 4, de 2010, embora nem todos os desenvolvedores tenham utilizado tais capacidades para assegurar que seus aplicativos armazenem dados ou arquivos em um formato seguro. Com o iOS 7, a Apple decidiu incorporar um pouco daquela segurança em cada aplicativo. A empresa diz que esta segurança usa uma chave de criptografia gerada pela senha de desbloqueio do usuário, e que os dados de cada aplicativo "estão protegidos com a senha do usuário até o primeiro desbloqueio do dispositivo, após cada reinicialização." Isto implica que, enquanto o dispositivo estiver desbloqueado, qualquer um poderá acessar os dados, a menos que os aplicativos sejam desenvolvidos com recursos de segurança mais rigorosos.Durante a palestra, a Apple demonstrou algumas das melhorias do Mail e a experiência do usuário, mas mais alguns detalhes foram fornecidos. O primeiro é o suporte para adicionar e organizar pastas inteligentes, as quais são, essencialmente, pesquisas persistentes, algo trazido do aplicativo Mail do OS X. A funcionalidade de pesquisa do Mail também foi reelaborada. O usuário pode visualizar anotações em anexos PDF do Mail, sem abrir outro aplicativo. Finalmente, o suporte ao Exchange está recebendo um ajuste útil na forma de suporte à sincronização de anotações.Examinei brevemente o Servidor de Cache em minha visão sobre os recursos empresariais do Mavericks e do Mavericks Server. Este é um recurso do OS X Server e a atual versão reflete porções da Apple App Store do iOS,isto é, volume de aplicativos comprados. A versão Mavericks está sendo ampliada para cobrir o conteúdo de todas as vitrines da Apple.App Stores do iOS e Mac, iBookstore e a iTunes Store. O conteúdo comprado ou licenciado é armazenado em um servidor Mac em uma rede local, o que acelera tanto a instalação inicial quanto as atualizações. Isto também pode permitir que as organizações analisem as atualizações antes de as lançarem.As novas informações vindas da Apple são ótimas e fornecem bastante contexto, mas ainda há muitas incógnitas. Algumas delas a Apple provavelmente abordará nos próximos meses. Também vale a pena mencionar que a maioria destes recursos é orientada à TI e ilustra o compromisso da Apple com seus clientes corporativos.