segunda-feira, 8 de julho de 2013

Com 50 milhões de visualizações, gamer bate Psy e Miley Cyrus

Felix Kjellberg não é internacionalmente famoso como o cantor sul-coreano Psy, de Gangnam Style, nem a atriz americana Miley Cyrus, de Hannah Montana. Mas, no YouTube, o jovem sueco de 23 anos faz mais sucesso. Ele é dono do canal PewDiePie, o mais visto do site de vídeos atualmente, segundo estatística do Tubefilter divulgada pelo The Guardian.Na semana entre 27 de junho e 3 de julho, Kjellberg teve quase 50 milhões de visualizações, à frente do canal de música turco Muyap (45,6 milhões) e de outro canal de games, o Sky Does Minecraft (35,5 milhões). Psy aparece em quarto na lista, com 27,6 milhões na semana, e Miley Cyrus fica em oitavo lugar, com 19,1 milhões. A boyband britânica One Direction está em sexto, com 22,3 milhões.Kjellberg se define como "só um cara da Suécia que gosta de rir e fazer os outros rirem. Compartilhando momentos de jogos no YouTube com meus 'manos'". Os vídeos misturam capturas de games com comentários do autor, e têm legendagem em inglês, em fonte artística. Mas mais do que o número de visualizações dos vídeos, o que é chamativo, segundo o The Guardian, é o número de assinantes que o PewDiePie tem e está ganhando. Na semana da pesquisa foram 349 mil a mais, somando hoje 9,8 milhões no total. Psy tem 6 milhões. O canal mais assinado é o Smosh, de comédia, com mais de 11 milhões de assinantes.Canais como o de Kjellberg têm atraído cada vez mais os usuários que o Google chama de Gen C, uma referência à geração que com hábito de "criação, curadoria, conexão e comunidade". Em um estudo do gigante das buscas publicado no site Think Insights em março, o Google diz que a Gen C é "duas vezes mais propensa a ser um usuário do YouTube do que a população em geral - e 40% mais propensa a ser apenas uma espectador leve de TV".O estudo também sugere que esses usuários do site de vídeos estão assistindo cada vez mais coisas nos seus dispositivos móveis. "O YouTube tem o mesmo alcance, com a Gen C, nos smartphones que tem no desktop. Na verdade, 80% da Gen C que tem smartphone assiste (vídeos no) YouTube".

Nenhum comentário:

Postar um comentário