sábado, 14 de abril de 2012

Aplicativo para iPad ajuda mulher muda a se comunicar



Miles Judy (Foto: Miles Judy)Judy Miles usando o aplicativo 
Depois de sofrer um acidente que a deixou incapaz de falar, a enfermeira norte-americana Judy Miles, de 55 anos, voltou a se comunicar graças a um aplicativo do iPad. Chamado Proloquo2go, o app produz vozes a partir de textos digitados no tablet - uma solução para pessoas com dificuldades de fala.
“Isso me permite conversar com outras pessoas”, disse Miles ao telejornal KETV. “Sem o meu iPad eu não seria capaz de me comunicar com familiares, amigos e o pessoal do centro de reabilitação”, disse Miles, referindo-se ao Centro de Reabilitação Quality Living Inc., onde aprendeu a usar o aplicativo.
Proloquo2go (Foto: Reprodução)De acordo com a enfermeira, o aplicativo permitiu que ela realizasse até as tarefas mais simples do cotidiano, como poder voltar a dizer "oi" para um amigo. "Eu me senti muito animada e aliviada ao mesmo tempo. Eu finalmente encontrei uma maneira de voltar a falar", revelou Judy ao jornal USA Today.
O usuário do Proloquo2go tem acesso a um vocabulário de mais de 7 mil palavras, com conjugações verbais e plurais automáticos, entre outras facilidades. O programa permite que a pessoa encontre facilmente categorias de palavras, cada qual seguida de uma imagem correspondente. Ao tocar na palavra ou na imagem, o usuário pode combiná-las para formar frases.

A versão atual do Proloquo2go inclui vozes masculinas, femininas e infantis, mas por enquanto só está disponível em inglês. O app custa US$189,99 (cerca de R$ 345) e pode ser baixado na App Store
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário